Depois da morte de Cliff Burton, o Metallica recebeu Jason Newsted como novo baixista, mas a experiência do músico com o álbum …And Justice for All o deixou “lívido” de raiva.

O quarto disco de estúdio da banda rendeu ao Metallica sua primeira indicação ao Grammy na categoria Melhor Desempenho de Hard Rock/Metal Vocal Ou Instrumento, mas também foi alvo de controvérsias e discussões por conta da mixagem que tornou o som do baixo praticamente nulo.

Em participação no The Metal Hammer Podcast, Jason Newsted relembrou sua reação ao ouvir o disco pela primeira vez. “Eu fiquei lívido! Isso é sério? Eu estava pronto para pegá-los pelo pescoço,” disse. “Eu estava fora de mim porque eu realmente achava que tinha ido bem e tocado do jeito que eu deveria.”

Newsted culpou a dupla Lars Ulrich e James Hetfield pelo incoveniente, dizendo que ambos davam preferência ao som da guitarra e da bateria e que a cópia original da fita cassete de No Life ‘Til Leather teria uma nota escrita à mão por Hetfield pedindo para “abaixar o volume do baixo”.

“O álbum foi mixado como deveria,” disse Jason Newsted. “O baixo e a guitarra estão lá desde o início, mas o Lars não queria isso porque de alguma forma o som mexia com a bateria dele, então ele mandou a demo para a Combat Records e [pediu] ‘Diminua o baixo antes mesmo de ouvir isso’. Antes mesmo de começar. É o que ele fez a vida inteira, então por que seria diferente? Eles fizeram isso com o Kill ‘Em All, com o Ride the Lightning, o Master of Puppets, todos eles. Quando esses dois se juntam, é sempre assim que as coisas acontecem. É a banda de metal de maior sucesso de todos os tempos. Tem como discutir com isso? Não tenho certeza.”

Em 2017, Steve Thompson, responsável pela mixagem do …And Justice For All, admitiu para a Loudwire que não ficou exatamente contente com seu trabalho no disco e confirmou que as instruções sobre o volume do baixo vieram diretamente de Lars Ulrich.

“As partes do Jason estavam em perfeito ritmo com as guitarras do James. Foi um grande casamento que funcionou muito bem,” disse Thompson. “Mas o Lars queria que sua bateria soasse de um jeito muito específico. Ele chegou a me mandar fotos das configurações exatas de um equalizador. Ele disse, ‘Pare a fita, eu tenho um problema. O que aconteceu com o som da minha bateria?’, e eu basicamente disse, ‘Você estava falando sério?’. Depois de uma discussão, o mix foi ajustado do jeito que o Ulrich queria, com o baixo do Newsted sendo diminuído para quase inaudível.”

LEIA TAMBÉM: Metallica: veja Jason Newsted abrindo box incrível de nova edição do ‘Black Album’

Tags:
Categorias: Notícias