As gravações do aguardado novo álbum do Iron Maiden tiveram início há mais de dois anos. Com a aproximação da data de lançamento de Senjutsu, em setembro, a banda divulgou um vídeo de Bruce Dickinson, Steve Harris e o produtor Kevin Shirley no estúdio.
O décimo sétimo álbum de estúdio do Maiden foi gravado no estúdio Guillaume Tell, em Paris, na França, no começo de 2019. Na época, a banda aproveitou uma pausa da turnê Legacy of The Beast. “Nós terminamos o processo criativo, ensaiamos as músicas, terminamos as composições – tudo aqui, no estúdio”, contou Dickinson. “Tem sido uma experiência muito, muito boa. Para mim, é um álbum melhor do que Book of Souls, realmente acho”.
Shirley, produtor da banda desde Brave New World (2000), concorda. “Estou trabalhando com a banda há 10 anos e acho que esse é provavelmente o melhor que fizemos. Sei que as pessoas falam isso o tempo todo, mas as músicas são explosivas”, concordou. “As músicas são desafiadoras e as performances assustadoras de tão boas”.
LEIA TAMBÉM: “The Number of the Beast”: O dia em que Bruce Dickinson arremessou uma cadeira no estúdio
Elogiando a qualidade e energia “relaxante” do estúdio, Harris contou que a banda “nunca sabe” o que vai fazer até o momento de começar as gravações. “É uma representação de onde estamos”, comenta.
Nas imagens, o vocalista usava muletas após o rompimento do tendão de aquiles, lesão que necessitou de uma cirurgia, uso de bota imobilizadora durante um mês e fisioterapia para recuperação. “Vinte e quatro horas depois da operação, eu estava no estúdio, cantando, com a minha perna do tamanho de um balão”, contou à Kerrang! em entrevista.
Senjutsu foi revelado ao público após uma divulgação misteriosa e várias pistas que levaram os fãs até a estreia do single “The Writing on The Wall”, em 15 de julho, e depois revelaram capa, tracklist, título e data de lançamento do disco.
LEIA TAMBÉM: Iron Maiden: 19 referências escondidas no clipe de “The Writing On The Wall”