Ícone do site Wikimetal
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, durante performance de "Aces High" com discurso de Winston CHurchill

Iron Maiden. Créditos: Divulgação

Iron Maiden: Entenda a história por trás de “Aces High” e do discurso de Churchill nos shows

Ponto alto dos shows da banda, “Aces High” narra acontecimentos da Segunda Guerra Mundial

Os shows do Iron Maiden continuam apresentações incríveis, com muita música e teatralidade, e sem dúvidas a performance ao vivo de “Aces High” está entre os momentos mais esperados nas turnês da banda. 

Todo mundo sabe como o Iron Maiden gosta de usar elementos cênicos no palco. Uma das curiosidades das turnês é a execução de um discurso de Winston Churchill antes de “Aces High”

Para entender essa referência, que envolve toda a história real por trás da faixa, precisamos voltar para a Segunda Guerra Mundial. 

Qual a história e significado de “Aces High”?

Desde o início da Segunda Guerra, em 1939, a estratégia do Hitler era expansionista, com o objetivo de invadir e anexar o maior número de regiões possível dentro da Europa. Para isso, o exército alemão, bem armado e treinado, realizava ataques relâmpago, chamados de “blitzkrieg”.

LEIA TAMBÉM: Iron Maiden: Bruce Dickinson imita avião de “Aces High” após falha em show

Em 1940, a Alemanha invadiu e tomou a França. A exemplo dos demais países invadidos, a França ofereceu pouca resistência e a chegada das tropas nazistas em Paris marcou o fim da democracia francesa.

Com a queda da França, a Inglaterra ficou isolada na Europa. Os nazistas acreditavam que a ilha iria oferecer pouca resistência, assim como havia sido na França. O plano de ataque nazista consistia em uma invasão aérea sobre Londres e, após a destruição da capital, seriam enviados navios que desembarcariam as tropas alemãs, submetendo definitivamente a Inglaterra. Hitler contava com a supremacia numérica dos recursos do exército alemão. Estima-se que a Luftwaffe, a força aérea alemã, contava então com, aproximadamente, três mil aviões contra apenas 500 caças ingleses.

Apesar da aparente fragilidade militar, os ingleses resistiram. Não só o exército, mas também a população, que construiu diversas barricadas em Londres e apoiou seus líderes – o Rei George VI e o primeiro ministro Winston Churchill – desde o primeiro momento. O grande destaque da resistência foi a RAF, a força aérea inglesa, que foi imortalizada em diversas obras artísticas, dentre elas, esta canção do Iron Maiden.

Uma das maneiras de Churchill manter a população engajada era através de seus famosos discursos. O que o Iron Maiden usa ficou conhecido como “We Shall Fight on the Beaches”, ou “Devemos lutar nas praias”:

“We shall go on to the end.
We shall fight in France
We shall fight over the seas and oceans.
we shall fight with growing confidence and growing strength in the air.
We shall defend our island whatever the cost may be
we shall fight on beaches, we shall fight on the landing grounds,
we shall fight in the fields and in the streets,
we shall fight on the hills.
We shall never surrender.”

Em tradução:

“Devemos seguir até o fim
Devemos lutar na França
Devemos lutar sobre os mares e oceanos
Devemos lutar com crescente determinação e crescente força no ar
Devemos defender nossa ilha, a qualquer custo
Devemos lutar nas praias, nos campos de pouso
Devemos lutar nos campos e nas ruas
Devemos lutar nas colinas
Não devemos nunca nos render”

O Maiden, banda britânica e que sempre considerou a história da Inglaterra muito preciosa, faz uma verdadeira ode à resistência contra o nazismo em “Aces High”. Não é por acaso, que a turnê Legacy of the Beast tenha inaugurado o uso de um avião da Força Aérea Inglesa no palco.

Agora que a história está explicada, é só esperar uma nova chance para ir ao show, sentir o discurso de Churchill e cantar “Aces High” a plenos pulmões.

ÚLTIMA EDIÇÃO EM 29 DE DEZEMBRO DE 2022

LEIA TAMBÉM: Eddie: Quem controla o mascote do Iron Maiden no palco?

Sair da versão mobile