O Institution, grupo paulistano formado em 2013, lançou na última sexta-feira, 28, seu novo projeto de estúdio, o EP O Grande Vazio (2024, Artico Music).

Em comunicado à imprensa, a Institution explica sobre o intervalo entre O Grande Vazio e o último de inéditas, que saiu em 2020: “Fomos forçados a cancelar a nossa tour que já tinha cerca de 20 shows e cada um ficou focado em ‘sobreviver’, já que a maior parte da banda trabalha com arte. Quando conseguimos voltar a ensaiar em 2022, o nosso disco mais ‘novo’ já tinha 2 anos e sentimos a necessidade de gravar músicas novas.”

Além do lançamento do EP, o grupo gravou um videoclipe para a 4ª faixa “Lapso”, que eles descrevem como: “A música ‘Lapso’ corresponde a lógica de que, se não há mais como superar as estruturas do capitalismo, então nós falhamos. A submissão fatalista parece ser o único caminho seguro de um futuro que se mostra cada vez mais cancelado.”

Em comemoração ao lançamento do EP, Institution fará um show gratuito que acontece no dia 8 de julho em São Paulo. O evento sediado na FENDA 315 no bairro de Perdizes, tem previsão de inicio às 19h, e contará com abertura da banda Lótico e a dupla de DJs Too Dead to Die.

Gravado no estúdio High Five e produzido e mixado por Rodolfo Duarte, baixista da banda, o grupo amplia o uso de sintetizadores e samplers eletrônicos para criação da atmosfera disruptiva, e não deixa de fora seu toque pessoal, o bom hardcore pesado e metálico.

Este projeto sucede os discos Ruptura do Visível (2020, Hearts Bleed Blue) e Desolation Times (2015, Hearts Bleed Blue) e conta com 4 novas faixas totalmente caóticas. A 2ª faixa do projeto, “Eulogia a um Futuro Esquecido”, conta com participação especial de Jair Naves nos vocais.

LEIA TAMBÉM: Institution
Categorias: Notícias