No décimo episódio de sua série documental Anthrax 40, o Anthrax contou a história de um de seus maiores sucessos e também uma de suas maiores surpresas: a divertida faixa “I’m The Man”.

Lançada em 1987, a música destoa de tudo o que o Anthrax tinha feito até então, com seu álbum Among The Living – um disco de thrash metal pesado – tendo sido lançado há pouco tempo. “I’m The Man” é uma música satírica sobre o próprio Anthrax que mistura rap com metal e elementos de música judaica e italiana, criando uma mistura intrigante, divertida e agitada. “Tivemos muitas piadas internas ao longo da nossa carreira, mas “I’m The Man” é a única que ganhou um disco de platina”, disse o vocalista Scott Ian. 

De acordo com a banda, a ideia surgiu por conta de uma frase do filme Easy Money (1983), que Frank Bello ficava repetindo a todo momento. “Eu achei hilário. O trecho ‘Alison, I’m the man’ grudou na minha cabeça e eu ficava repetindo sem parar. Eu acho que me tornei irritante porque eu não parava de falar, e acabou virando uma música,” relatou Frank.

Segundo a banda, a ideia inicial era chamar os Beastie Boys para rimar na faixa, mas eles não conseguiram entrar em contato, então o próprio Anthrax escreveu e cantou as rimas. Como dois membros da banda eram judeus (Ian e Dan Spitz) e o restante era italiano, eles decidiram mesclar uma música folclórica judaica juntou a elementos italianos, adicionando também samples, scratches e, é claro, heavy metal. “Pegue a coisa mais tosca dos Beastie Boys e deixe ainda mais tosco,” comparou Scott Ian. “Os Beastie Boys são muito inteligentes [comparados a “I’m The Man].”

A música foi lançada como um lado B do single “I Am The Law” e, de acordo com a banda, foi só por diversão. Scott Ian afirma que tinha certeza que a canção iria cair no esquecimento, mas não foi isso que aconteceu. “Começou a tocar no rádio e as pessoas começaram a pedir ao vivo e as coisas escalaram até um ponto onde começamos a falar sobre um EP só pra divulgar ‘I’m The Man’,” conta Ian. “Tocamos essa música na frente de 80 mil fãs de metal e hard rock e eles ficaram enlouquecidos e cantaram todas as palavras. Foi exatamente o oposto do que achamos que seria a reação das pessoas.”

LEIA TAMBÉM: Anthrax relembra morte trágica de Cliff Burton durante turnê com o Metallica: “Ele era um de nós”

Tags:
Categorias: Notícias

jornalista musical há 4 anos e atual social media do Wikimetal. entusiasta de metalcore, nu metal e post-hardcore. fã de cultura pop e cinéfila de twitter e letterboxd.