Em entrevista recente, vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, afirmou que o Black Sabbath foi a banda mais influente da “trindade profana”. Esse trio do rock britânico era composto somado ao Deep Purple e Led Zeppelin.

Portanto, para Gillan, a importância do Sabbath vai além do sucesso comercial: “Sem eles, não haveria Seattle [o grunge] ou heavy metal”, declarou o cantor. O vocalista destacou a guitarra de Tony Iommi como o elemento chave que impulsionou a banda e influenciou gerações de músicos.

A declaração de Gillan ao The Sun, feita durante a promoção do 23° novo álbum do Deep Purple, =1, reacendeu o debate sobre qual das três bandas teve o maior impacto na história do rock. Embora reconheça a importância de todas as bandas, Gillan acredita que o Sabbath foi pioneiro em um som mais pesado e sombrio, que abriu caminho para o desenvolvimento do heavy metal.

Trindade Profana

A “trindade profana”, um termo divulgado pela imprensa musical da época, reunia três bandas que, apesar de suas diferenças, compartilhavam o mesmo objetivo. Portanto, o cantor explica que os jornalistas da época criaram esse termo para descrever um fenômeno musical único, que nunca havia sido visto antes.

“Assim como ‘sexo, drogas e rock and roll’, a ‘trindade profana’ foi criada inteiramente por nossos bons amigos jornalistas musicais. Nós os conhecíamos, bebíamos com eles e eles colocavam em palavras o que todos estavam fazendo, algo distinto e identificável.”- declarou Ian.

LEIA TAMBÉM: Deep Purple anuncia show solo em São Paulo; saiba mais

Categorias: Notícias

Jornalista, fotógrafa de shows e apreciadora de toda forma de arte. Apaixonada por metal e cinema, exploro as subculturas e escrevo sobre música com a mesma intensidade que sonho em viajar pelo mundo. Do emo ao extremo em menos de 1 minuto.