Ian Gillan, vocalista do Deep Purple, voltou a comentar a polêmica envolvendo a cerimônia de indução da banda ao Rock And Roll Hall Of Fame. Desta vez, o cantor não foi tão elogioso com relação aos ex-integrantes da banda, especialmente David Coverdale.
Em entrevista ao Tales From The Road, Gillan disse que ainda mantém contato com Ritchie Blackmore apesar da separação difícil quando o guitarrista deixou a banda. “As tensões diminuíram bastante depois que tomamos controle de nossos negócios e nos entendemos”, contou (via Blabbermouth). “Ainda há problemas, ainda existem resquícios de discórdia”.
Ao falar dessas dificuldades, Gillan criticou comentários de outros antigos integrantes da banda na imprensa sobre o Rock and Roll Hall of Fame. “Vi muitas porcarias sendo ditas – nem vale a pena citar -, mas escutei David Coverdale e outros falando sobre [isso]. Bem, nós fomos muito educados com todos, com a banda atual. E nós convidamos Ritchie para tocar ‘Smoke On The Water’ com a gente, mas ele recusou. Então esses são apenas comentários oportunistas dos outros”, reclamou. “Nunca tivemos antagonismo a respeito de Ritchie”.
Na época da cerimônia, Blackmore não compareceu ao evento, apesar da nomeação ao lado dos demais colegas de diversas formações do Deep Purple. O mesmo não aconteceu com Steve Morse e Don Airey, integrantes de longa data da banda, cujos nomes não foram incluídos pelo Hall of Fame na honraria.
A solução encontrada foi se apresentar apenas com a formação atual da banda, sem a presença de antigos membros no palco. A princípio, Coverdale parecia satisfeito com a alternativa. “Deep Purple vivo e atual vai tocar. Inevitavelmente, isso quer dizer excluir Ritchie, David e Glenn [Hughes] da performance ao vivo, mas, dadas as circunstâncias, não há outra opção aceitável. Eu falei com David Coverdale na semana passada e ele expressou total compreensão”, comentou Gillan em nota publicada antes do evento.
Em entrevistas concedidas nos últimos anos, porém, o tom do ex-vocalista do Deep Purple mudou e Coverdale reclamou da ausência de Blackmore no evento. “Eu liguei para Ritchie e disse, ‘Venha comigo, ninguém vai fazer nada’. A primeira coisa que disse no discurso foi ‘Sinto muito que Ritchie Blackmore não esteja aqui, sem ele nenhum de nós estaria aqui’, porque é uma verdade”, disse o cantor sobre a ocasião em 2019.
LEIA TAMBÉM: David Coverdale comenta saída “conturbada” do Deep Purple e amizade com Glenn Hughes