O mundo do rock perdeu um grande ícone na última quarta-feira, 11. Jeff Beck faleceu aos 78 anos após “contrair repentinamente meningite bacteriana”, segundo o representante do músico.

Muitas vezes descrito como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Beck era conhecido como um grande inovador. Ele foi pioneiro no jazz-rock, experimentou efeitos fuzz e distorção e deu início para subgêneros mais pesados.

Com a triste perda, músicos, especialmente do mundo do rock, foram até as redes sociais lamentar e prestar suas homenagens ao músico. Confira algumas delas:

Ozzy Osbourne: “Não consigo expressar o quão triste estou ao saber da morte de Jeff Beck. Que perda terrível para sua família, amigos e seus muitos fãs. Foi uma honra ter conhecido Jeff e uma honra incrível tê-lo tocado em meu álbum mais recente, Patient Number 9. Vou me lembrar dele com carinho. Vida longa, Jeff Beck.”

Tony Iommi: “Fiquei totalmente chocado ao ouvir a triste notícia da morte de Jeff Beck. Jeff era uma pessoa tão legal e um excelente guitarrista, icônico e genial – nunca haverá outro Jeff Beck. Sua forma de tocar era muito especial e distintamente brilhante! Ele fará falta. Descanse em paz Jeff.”

Jimmy Page: “O guerreiro de seis cordas não está mais aqui para admirarmos o feitiço que ele poderia tecer em torno de nossas emoções mortais. Jeff podia canalizar a música do etéreo. Sua técnica única. Sua imaginação aparentemente ilimitada. Jeff, sentirei sua falta junto com seus milhões de fãs. Jeff Beck descanse em paz.”

Paul Stanley: “UAU. Que notícia terrível. Morreu Jeff Beck, um dos mestres da guitarra de todos os tempos. De The Yardbirds e The Jeff Beck Group em diante, ele abriu uma trilha impossível de seguir.”

Kirk Hammett: “Obrigado Jeff por tudo que você nos deu, você foi tão imensamente generoso com seu talento,  e sua inspiração e espírito permanecerão em meu coração para sempre Até nos encontrarmos novamente – Descanse em paz!”

Geezer Butler: “Chocado ao saber da morte repentina de Jeff Beck. Verdadeiramente um dos grandes. A primeira vez que o vi foi em 1966 com os Yardbirds. Guitarrista brilhante e único. Descanse em paz.”

Brian May: “Eviscerado, tão triste, ao saber da morte de Jeff. Ele era o chefe. Ele era inimitável, insubstituível – o auge absoluto da guitarra. E um maldito bom ser humano. Tenho certeza que terei muito a dizer, mas agora…. Apenas sem palavras.”

Mike Portnoy: “Absolutamente chocado ao saber da morte de Jeff Beck. Um dos maiores de todos os tempos! Seu estilo inovador criou alguns dos meus álbuns de fusão favoritos, como There & Back e Blow By Blow… e seu DVD Live at Ronnie Scott é uma aula de mestre absoluta em musicalidade”

Duff McKagan: “Eu conheci Jeff desde que ele tentou tocar com o GNR em Paris no início dos anos 90 (ele teve que desistir porque seu zumbido aumentou na passagem de som). Algumas semanas depois, porém, ele veio a um estúdio em Londres e tocou no meu disco Believe In Me. Continuamos amigos desde então. Engraçado, quando conheci minha futura esposa @susanholmesmckagan, descobri que ela também era amiga de Jeff. Ele sempre foi tão bom e gentil com nós dois… e sua forma de tocar guitarra continua sendo uma das minhas favoritas de todos os tempos. Descanse em paz Jeff”

Sammy Hagar: “Com certeza um dos meus guitarristas favoritos de todos os tempos! O álbum Truth mudou minha vida. Como cantor e guitarrista, eu queria ser Jeff Beck e Rod Stewart juntos – todos nós queríamos. Que perda. Todos sentiremos falta de Jeff. Meu amor e condolências à sua família e entes queridos.

David Coverdale: “Oh, meu coração… Descanse em paz, Jeff… já estou com saudades”

Eddie Trunk: “Acabei de sair do ar e descobrindo a notícia chocante que Jeff Beck faleceu. Descanse em paz para uma lenda, mestre e ícone da guitarra.”

Glenn Hughes: “Adeus ao Rei. Estou chocado e triste. Nunca haverá outro como você, meu velho amigo. Descanse em paz Jeff.”

Michael Sweet: “Muitas vezes é difícil encontrar as palavras quando o mundo perde um músico tão icônico e lendário. Parece que estamos perdendo muitos ultimamente. Eu já disse isso antes e direi novamente – a vida é preciosa e, oh, tão curta. Saboreie cada momento e faça valer a pena. Que Deus abençoe a família Beck e todos os fãs e amigos em todo o mundo. Descanse em paz Jeff”

Kiko Loureiro: “Ele era como ninguém. Inovador e sempre relevante ao longo das décadas. O guitarrista dos guitarristas. Descanse em paz, Jeff Beck. Obras-primas: Blow by Blow, Wired, Who Else!, Jeff, Rough and Ready.

Orianthi: “Descanse com os anjos, Jeff Beck.. honra em conhecê-lo… ele era leve… ele era constantemente inspirador… hoje é um dia triste…”

Tags:
Categorias: Notícias

Jornalista musical há 8 anos, é editora do Wikimetal, onde une suas duas grandes paixões: música e escrita. Acredita que a música pesada merece estar em todos os lugares e busca tornar isso realidade. Slipknot, Evanescence e Bring Me The Horizon não podem faltar na sua playlist.