Beth Roars já avisou no vídeo Metal Music Makes You Calmer? – The Science of Metal: ao contrário do que a cultura popular pode pensar, o heavy metal pode sim ser uma fonte nos ajudar a ser mais calmos. Agora, outro estudo confirma a teoria, e acrescenta que o metal pode diminuir a pressão sanguínea e até reduzir a ansiedade.
Segundo os especialistas em transplante de cabelo da Vera Clinic, uma pesquisa pediu que 1.540 voluntários com idades entre 18 e 65 anos que completassem testes de raciocínio não-verbais para diminuir o estresse, enquanto ouviam uma variedade de playlists do Spotify enquanto estavam equipados com monitores de frequência cardíaca e pressão arterial para estudar o efeito de cada lista de reprodução durante o experimento.
Os resultados revelaram que, perdendo apenas para a trilha sonora de pop dos anos 80 do programa do canal 4 do Reino Unido, It’s a Sin, que reduziu a pressão arterial em 96% dos voluntários, o heavy metal chega em segundo lugar na redução do estresse, com 89% dos voluntários mostrando uma redução na pressão arterial e, entre eles, uma redução média da frequência cardíaca de cerca de 18%.
“A música raivosa pode ajudar os ouvintes a processar seus sentimentos e, como resultado, levar a um maior bem-estar”, afirmou a doutora Ömer Avlanmış, da Vera Clinic sobre as conclusões. “Os resultados podem parecer surpreendentes à primeira vista, mas, do ponto de vista médico, eles fazem muito sentido. Os sucessos pop dos anos 1980 podem ter uma nostalgia positiva ligada a eles para muitas pessoas, e seus sons animados e festivos podem induzir a liberação de endorfinas e serotonina no cérebro, aumentando a sensação de felicidade e calma.”
ASSISTA TAMBÉM: Beth Roars abre a nova temporada do Wikimetal Happy Hour