Formado no final dos anos 1990, o Hangar já teve quatro vocalistas antes da chegada de Pedro Campos, em 2013, com um período especialmente instável entre 2006 e 2012, com cantores entrando e saindo em sequência.
Nando Mello, baixista da banda, acompanhou de perto essa época da banda e contou em entrevista ao podcast Ibagens Cast sobre a razão para os vocalistas “não se firmarem” no Hangar, enquanto os demais músicos se mantêm sólidos.
Na visão de Mello, se trata de entender a “filosofia da empresa” ao começar a tocar na banda, podendo se adequar às “ações corretivas” no processo de desenvolvimento do trabalho em conjunto – ou não.
“Eu vejo isso com muita simplicidade, embora seja um elemento complicador”, disse o baixista. “Essa pessoa que é nova chega com uma expectativa que gera depois de ver a fachada da empresa ou o produto da empresa, mas na hora de trabalhar, pode se adequar ou não ao que está fazendo. Todos os vocalistas que passaram por essa ‘empresa’ perceberam que não era aquilo que queriam”.
Entre acontecimentos problemáticos com antigos vocalistas, Nando Mello descreveu um show no qual o cantor levou uma pasta com as letras do setlist e leu durante a apresentação. “E quanto tu fala ‘Não, não é assim’, a pessoa leva um choque, parece que estão te agredindo. As pessoas mais novas na banda, quando a gente fazia as ações corretivas, levavam um impacto”, continuou. “As três pessoas que se afastaram da banda tiveram toda a oportunidade para se adequar, mas não conseguiram por N motivos”.
Saída de Nando Fernandes do Hangar
Nando Fernandes gravou o álbum The Reason of Your Conviction (2007) com Hangar, mas saiu da banda após o final da divulgação do projeto, que tinha sido lançado pela Wacken Records e quase rendeu uma turnê europeia para a banda, mas a ida ao exterior foi prejudicada pela crise econômica de 2008.
De acordo com a entrevista do baixista Nando Mello ao Ibagens Cast, depois de todos esses fatos, Fernandes resolveu pedir demissão após um fã publicar um vídeo no YouTube, no qual ele erra a letra de uma música. “Ele nem nos avisou, publicou um comunicado na imprensa”, explicou Mello.
Assista aos trechos abaixo.
LEIA TAMBÉM: Rafael Bittencourt diz que saída de Aquiles Priester do Angra foi “um grande alívio”