Na primeira semana de setembro, os Rolling Stones pegaram os fãs de surpresa ao anunciar seu novo álbum de estúdio, Hackney Diamonds.

Este é o primeiro disco de inéditas dos Stones em 18 anos e será lançado oficialmente em 20 de outubro. A expectativa para o projeto é alta, não só para ouvir as novas músicas da banda, mas também porque esse é o primeiro álbum do grupo desde a morte do baterista Charlie Watts.

Confira tudo o que sabemos até o momento sobre o novo álbum dos Rolling Stones:

O que significa o nome do álbum?

Hackney diamonds” é uma expressão inglesa que se refere a vidro quebrado – mais especificamente, o vidro que se quebra na janela de um carro ou em uma vidraça ao cometer um ato de roubo.

O nome estava entre outros possíveis títulos com a mesma conotação, como “hit and run” e “smash and grab”, de acordo com Keith Richards. Todas as expressões fazem referência a atos de roubo e fuga, trazendo um pouco da rebeldia que é marca registrada dos Stones.

Quando ele foi gravado?

Hackney Diamonds surgiu em um espaço de tempo notoriamente rápido, segundo os Rolling Stones. De acordo com Mick Jagger, a banda admitiu que estava sendo “preguiçosa” em relação a novas músicas e resolveu estabelecer um prazo para ter um novo disco pronto.

“Nós três sentamos e falamos ‘Ok, vamos começar esse álbum no Natal e vamos terminar até o Dia dos Namorados’,” conta. “Então fomos para o estúdio em dezembro, gravamos 23 faixas bem rápido, terminamos tudo em janeiro e mixamos em fevereiro.” 

A produção é assinada por Andrew Watt, que trabalhou com Ozzy Osbourne nos discos Patient Number 9 e Ordinary Man.

Mais um álbum de inéditas pode estar a caminho

Como foi mencionado por Mick Jagger, a banda gravou cerca de 23 faixas em estúdio, mas apenas 12 foram usadas no Hackney Diamonds.

Durante entrevista com Jimmy Fallon, Ronnie Wood deixou escapar um comentário em que dizia “fizemos dois álbuns”, mas o assunto não foi desenvolvido durante a conversa.

O que podemos esperar das músicas?

Em entrevista ao apresentador Jimmy Fallon, Mick Jagger contou que, em um primeiro momento, a banda queria que o conceito do disco girasse em torno de músicas sobre “raiva” e “desgosto”. Mais tarde, entretanto, eles resolveram fazer algo mais eclético, incluindo músicas de amor e baladas.

O álbum também foi feito cuidadosamente pelos atuais integrantes dos Rolling Stones. “Não queríamos fazer um disco qualquer e lançar”, comenta Mick Jagger. “Antes de começarmos, nós decidimos que faríamos um disco que realmente amássemos. Talvez as pessoas gostem, talvez não. Mas preciso dizer que estamos bastante satisfeitos com ele.”

Um gostinho do que estar por vir pode ser ouvido no primeiro single, “Angry”, que ganhou um videoclipe estrelado por Sydney Sweeney (Euphoria).

Charlie Watts toca bateria em duas faixas

Em agosto de 2021, os Rolling Stones perderam o baterista e amigo de longa data Charlie Watts, que faleceu aos 80 anos.

Charlie não viveu para ver um novo álbum de inéditas dos Stones, mas duas faixas que ele gravou em 2019 entraram para a tracklist do Hackney Diamonds: “Mess It Up” e “Live By The Sword”.

Atualmente, quem assume a bateria dos Rolling Stones é Steve Jordan, que, segundo Keith Richards, foi indicação do próprio Charlie para substituí-lo eventualmente.

“Desde que o Charlie se foi, tudo é diferente para nós”, comenta Keith Richards. “Ele é o número 4, sentimos muito a falta dele. Mas graças ao Charlie Watts, nós temos hoje o Steve Jordan, que foi uma recomendação do Charlie caso alguma coisa acontecesse com ele […] Teria sido muito mais difícil sem a benção do Charlie”.

Bill Wyman, ex-baixista dos Stones, também participa do disco

Além da bateria gravada por Charlie Watts em 2019, a faixa “Live By The Sword” também conta com a participação do ex-baixista Bill Wyman.

Wyman fez parte dos Rolling Stones desde sua fundação, em 1962, até 1993, quando decidiu sair da banda. Com sua participação na música, “Live By The Sword” conta oficialmente com quatro Stones originais.

Lady Gaga e Paul McCartney devem estar no álbum

Durante a entrevista com Jimmy Fallon, Ronnie Wood mencionou brevemente que Lady Gaga canta na nova música “Sweet Sounds of Heaven”.

Além da cantora pop, o álbum pode contar também com a participação de Paul McCartney. Em fevereiro, um representante dos Rolling Stones teria confirmado que Paul tocou baixo em “apenas uma faixa” que supostamente estaria no novo álbum. Até o momento, a banda ainda não confirmou ou negou o rumor.

Categorias: Notícias

jornalista musical há 4 anos e atual social media do Wikimetal. entusiasta de metalcore, nu metal e post-hardcore. fã de cultura pop e cinéfila de twitter e letterboxd.