O clipe de “November Rain”, do Guns N’ Roses, certamente está entre os mais icônicos da banda. Ainda hoje, três décadas depois, a narrativa de quase 10 minutos é envolta em mistérios e perguntas sem resposta, mas uma cena absurda – e aparentemente desnecessária – foi explicada após 30 anos.
Parte da trilogia de vídeos em Use Your Illusion, entre “Don’t Cry” e “Estranged”, o clipe acompanha o casamento de um rockstar com sua amada, interpretados por Axl Rose e a modelo Stephanie Seymour, namorada do vocalista na época. Infelizmente, o vídeo termina com o velório da noiva, uma morte sob circunstâncias jamais reveladas.
Mas foi outro momento de absoluto absurdo que rendeu uma investigação da Vice: a cena de um homem se atirando no bolo de casamento quando começa a chover. Uma reação um tanto drástica para fugir de alguns pingos de água, não?
Andy Morahan, diretor do clipe, explicou que “November Rain” se trata de um pesadelo onde tudo dá errado. “É como um sonho ruim. Foi deliberadamente exagerado. É uma alegoria”, contou. “É uma versão de pesadelo de cabeça para baixo do casamento [do filme O Poderoso Chefão].”
LEIA TAMBÉM: Donald Trump considera clipe de “November Rain”, do Guns N’ Roses, o melhor de todos os tempos
Já Riki Rachtman, apresentador de um programa de metal na MTV nos anos 1990, que estava presente no clipe e é creditado como o homem do salto no bolo, revelou que não se tratava dele.
“Ficamos acordados a noite toda filmando [na boate] Rainbow. E então fomos direto para a cena da recepção do casamento na manhã seguinte. Axl queria que parecesse um casamento de verdade, então todos os seus amigos estavam lá. É por isso que eu estava lá. Quando vejo o vídeo agora, são muitos rostos da cena antiga. Mas o maior equívoco de todo o vídeo é que eu era o cara que estava sendo jogado no bolo. Todo mundo parece pensar que foi, mas não era eu”, contou.
A verdadeira identidade do responsável por deixar os convidados do casamento de Axl Rose sem bolo não foi localizada, mas o cinegrafista Daniel Pearl, que atuou como diretor de fotografia na trilogia, compartilhou as lembranças sobre a cena improvisada e quase deletada do corte final.
“A ideia absolutamente surgiu no local. Tudo o que sei é que recebi minhas instruções de Andy de que iríamos filmar isso”, contou à Vice. “Quando filmamos, eu disse: ‘Bem, isso não é bom, cara’. Parece que o cara pula no bolo, e nós tínhamos apenas um bolo. Então é isso, é isso que é. Minha reação na época foi que parecia errado”.
LEIA TAMBÉM: Slash confessa “ressentimento” com Izzy Stradlin por saída do Guns N’ Roses
Morahan, o diretor, nega qualquer significado mais profundo sobre a cena, a despeito das teorias dos fãs. A equipe estava cansada após virar a noite gravando, já tinham usado toda a chuva artificial para a cena e resolveram tentar, pois não tinham nada a perder.
“Foi tipo, ‘Ah, foda-se. Vamos fazer, porque quem se importa se funciona ou não funciona?’ Isso é tudo que eu lembro”, continuou. “Quando estávamos editando o vídeo, eu realmente tirei o bolo”, disse Morahan. “Concordo com Daniel. Parecia um pouco brincalhão demais para mim”.
O diretor até tentou deixar essa cena de fora do corte final, mas quando mostrou o clipe para Axl Rose, o frontman do Guns N’ Roses questionou sobre a parte do bolo, então Morahan devolveu o trecho ao clipe final.
LEIA TAMBÉM: Matt Sorum revela balde de água fria ao saber de reunião do Guns N’ Roses: “Não fiquei feliz”