Texto por: Pedro Mauro e Gabriela Marqueti
Março foi um mês agitado para o mundo do rock e do metal. Além dos anúncios de Avenged Sevenfold e Linkin Park no Brasil, algo que chamou atenção foi o número de bandas que perderam integrantes ou anunciaram mudanças na formação.
Nós do Wikimetal organizamos uma lista completa das bandas que sofreram alterações recentemente para você ficar por dentro de tudo.
Mastodon
A banda que deu o pontapé inicial ao turbilhão de mudanças que aconteceram neste mês de março foi o Mastodon. No dia 07, a banda anunciou a saída do guitarrista Brent Hinds, que integrava o grupo desde sua formação, em 2000. Dois dias depois o Mastodon se apresentou ao vivo com o guitarrista e youtuber Ben Eller, que precisou aprender 17 músicas da discografia da banda imediatamente.
Crypta
No dia 10 de março, a guitarrista e integrante da Crypta, Jéssica di Falchi, comunicou sua decisão de sair da banda em comum acordo com as outras integrantes. A artista era parte do grupo desde 2023.
“Gostaria de agradecer à Crypta pela confiança no meu trabalho e pelo convite para fazer parte dessa história”, escreveu a guitarrista. “Também agradeço muito aos fãs pelo acolhimento e carinho, levarei essa experiência comigo para sempre. Nos vemos em breve na estrada!”
Em comentário nas redes sociais, a vocalista Fernanda Lira afirmou que a Crypta deve seguir como um quarteto, mas que levará o processo de escolha da nova guitarrista “com calma e tranquilidade”. “Até que oficializemos alguém, vamos testar e fazer turnês com algumas meninas diferentes”, escreveu Fernanda.
Edu Falaschi
A banda de Edu Falaschi também sofreu alterações neste mês, no dia 12, com a saída do guitarrista Roberto Barros. O músico fazia parte do projeto desde 2017 e descreveu seu tempo na banda como “8 anos de experiências incríveis”.
“O motivo principal por eu ter saído é que quero tirar um ano off para mim, um ano sabático, para estudar absurdamente”, explicou Roberto Barros em postagem nas redes sociais. “É uma coisa que eu sempre amei fazer. Tem diversos relatos da banda falando que eu estudava antes e depois do show, que é uma coisa que eu amo fazer. Além disso, quero fazer os meus próprios trabalhos também.”
Hibria
As mudanças deste mês não foram apenas subtrativas, mas também aditivas. A banda nacional Hibria anunciou no dia 17 sua nova formação que agora conta com os músicos Angelo Parisotto (vocal), Abel Camargo (guitarra), Velles (guitarra), Tiago Assis (baixo) e William Schuck (bateria). O anúncio foi feito em uma Live Session da faixa “Steel Lord on Wheels”.
Katatonia
Katatonia também sofreu alterações neste mês com a saída do guitarrista e fundador Anders Nyström após mais de três décadas de colaboração. O anúncio foi feito através das redes sociais da banda.
“Anders Nyström e eu estamos seguindo caminhos separados”, publicou o vocalista e fundador Jonas Renkse. “Uma decisão que não foi tomada levianamente, mas para que todos prosperem e sigam em frente com suas próprias preferências criativas, bem como agendas pessoais, esta se tornou a opção realista.
Guns N’ Roses
No dia 19, Guns N’ Roses anunciou a saída de Frank Ferrer, descrita como “amigável”. O músico atuava com a banda há 19 anos e foi o baterista que mais durou no Guns.
Alguns dias depois, Ferrer publicou uma declaração agradecendo o carinho e apoio dos fãs e também os ex-companheiros de banda: “Sempre terei imensa gratidão e amor por Axl [Rose] e pela banda, mas, ao mesmo tempo, decepção por este capítulo ter chegado ao fim. Foram 19 anos incríveis. O Guns N’ Roses me deu memórias e experiências transformadoras.”
O Guns N’ Roses anunciou Isaac Carpenter – integrante do Loaded, banda de Duff McKagan – como novo baterista de turnê.
LEIA TAMBÉM: Exodus está gravando dois novos álbuns para 2025, diz Gary Holt