Ícone do site Wikimetal
Guns N' Roses e as duas capas de 'Appetite For Destruction'

Guns N' Roses e as duas capas de 'Appetite For Destruction'. Crédito: Divulgação

Guns N’ Roses: 7 fatos sobre a capa censurada de ‘Appetite For Destruction’

Álbum de estreia da banda causou polêmica por arte violenta usada na capa

Poucas bandas fizeram uma estreia tão estrondosa quanto Guns N’ Roses com o álbum Appetite For Destruction, lançado em 1987. Com uma série de clássicos da banda, o disco teve a capa original censurada pelo teor gráfico da ilustração escolhida por Axl Rose para apresentar o som do GnR para o mundo.

Devidamente substituída por uma cruz com os integrantes representados por caveiras, a capa do álbum de estreia do Guns N’ Roses traz violência e o elemento do choque que as bandas de hard rock da época tanto exploravam.

Ainda no posto do álbum de estreia mais vendido de todos os tempos, com 18 milhões de cópias vendidas só nos EUA, o Appetite For Destruction apresentou o Guns N’ Roses ao mundo com sete singles, incluindo “Welcome to the Jungle”, “Paradise City” e “Sweet Child o’ Mine”. 

O disco permaneceu no Top 200 da Billboard por impressionantes 147 semanas, sendo quatro delas em primeiro lugar. Foi eleito o melhor disco de 1987 e também o melhor da carreira do Guns N’ Roses pelos leitores do Wikimetal.

A imagem da capa do álbum foi criada por Robert Williams, mas você conhece as curiosidades ao redor dessa arte? Em entrevista à Entertainment Weekly, o artista falou sobre a polêmica capa do álbum de estreia do Guns N’ Roses. 

Qual é a imagem original da capa de Appetite For Destruction?

Alerta de gatilho de violência contra a mulher. A ilustração da capa do Appetite For Destruction contém violência gráfica contra a mulher, motivo pelo qual é muito criticada e também foi alvo de campanhas de grupos feministas já na época. 

No primeiro plano, podemos ver uma mulher vítima de abuso sexual com as roupas íntimas abaixadas e o seio exposto. O criminoso hediondo, no caso, é um robô que está perto da vítima.

Atrás da cerca, existe um segundo tipo de robô. No céu, podemos ver uma espécie de monstro vingador que se aproxima para punir o estuprador. 

Guns N’ Roses. Crédito: Reprodução/Facebook

A obra não foi feita para especialmente para o Guns N’ Roses

A pintura de Williams se tornou mundialmente famosa graças ao Guns N’ Roses, mas a banda nem mesmo existia quando a ilustração foi criada, em 1978.

Quando o grupo de hard rock entrou em contato para licenciar a imagem como capa de um disco, o nome Guns N’ Roses ainda era obscuro e pouco relevante. “Eles pagaram as taxas de licenciamento como qualquer banda nunca ouvida de punk rock pagaria. Não foi muito. Para mim, eles eram apenas outra banda de garagem”, contou o artista.

O nome Appetite For Destruction veio da arte, não foi ideia da banda 

Outro detalhe dessa negociação está no nome: a arte de Robert Williams se chamava Appetite For Destruction. Quando o Guns N’ Roses resolveu usar aquela imagem, ligaram para o artista e pediram autorização para usar também o nome do projeto no álbum de estreia.

Mais uma vez, sem ter a menor noção do sucesso que aquele álbum faria, Williams aceitou e autorizou a banda a usar também o nome do quadro.

LEIA TAMBÉM: O dia em que Axl Rose explicou “Mr. Brownstone” no tribunal: “Temos uma testemunha cantarolando”

Axl Rose encontrou a arte por acaso em Los Angeles

O responsável por escolher a imagem para a famigerada capa de Appetite For Destruction foi Axl Rose, que descobriu o desenho completamente por acaso.

Alguém resolveu colocar a imagem em um cartão postal, que foi vendido em alguma loja em Los Angeles. Um dia, a ilustração caiu nas mãos de Axl Rose e ele não descansou até conseguir contato com o artista responsável.

A princípio, o vocalista mandou a imagem como opção apenas de brincadeira, mas a ilustração acabou como uma das finalistas para a capa do disco.

Guns N’ Roses: capa alternativa de ‘Appetite For Destruction’. Crédito: Divulgação

O artista da capa alertou o Guns N’ Roses sobre as polêmicas 

Certamente, Appetite For Destruction não foi o primeiro trabalho chocante e “questionável” de Robert Williams. Ciente dos problemas midiáticos e até legais caso a pintura fosse usada em um disco mainstream, o artista avisou a banda e tentou convencê-los a desistir da ideia.

LEIA TAMBÉM: Guns N’ Roses: as 6 músicas mais problemáticas da banda

“Isso não é uma boa ideia. É violenta demais. Vocês terão muitos problemas. Por que você não vem até minha casa para escolhermos algo mais palatável entre centenas de outros trabalhos meus?”, disse Williams ao empresário da banda na época.

Qual o significado da capa de Appetite For Destruction?

De acordo com o artista Robert Williams, a mulher violentada na foto é uma vendedora de pequenos robôs de brinquedo cor de rosa. A banca de vendas dela aparece jogada no chão, enquanto ela é violada justamente por um robô, que pisa no material vendido pela vítima. Logo na sequência, esse monstro está a caminho para exterminar o criminoso.

“Temos uma garota no chão que vende robôs de brinquedo e ela foi violentada por outro robô. E um monstro vingativo vem subindo a cerca para pegar [o robô]. Então esta imagem tem vingança e justiça nela”, explicou Williams.

Lojas se recusaram a vender o álbum do Guns N’ Roses por causa da capa

Como era de se esperar, a capa explícita e violenta causou problemas na distribuição do disco, com lojas que se recusaram a vender o álbum do Guns N’ Roses por causa da capa. Por isso, a Geffen Records precisou lançar a edição alternativa e manteve a arte dentro do encarte.

Essa versão censurada da capa de Appetite For Destruction, com a cruz em estilo de tatuagem e caveiras representando os integrantes, é a usada até hoje, inclusive em produtos de merch e plataformas de streaming.

LEIA TAMBÉM:20 capas de álbuns que foram banidas nos EUA

Sair da versão mobile