Desde o início da invasão na Ucrânia, bandas de rock e metal com shows programados na Rússia ao longo do primeiro semestre optaram pelo adiamento ou cancelamento das apresentações.
De acordo com lista da Loudwire, uma das primeiras bandas a anunciar a decisão foi o Green Day. “Estamos cientes de que este momento não é sobre shows de rock em estádios, é muito maior do que isso. Mas também sabemos que o rock and roll é para sempre e estamos confiantes de que haverá um tempo e um lugar para voltarmos no futuro”, explicou o grupo em comunicado.
The Killers, atração confirmada do Park Live Festival, programado para julho deste ano, seguirá o mesmo caminho, assim como as bandas Biffy Clyro, Placebo e Iggy Pop, conforme já anunciado no site do evento. A apresentação do Slipknot no festival consta como “adiada”, assim como shows da banda anunciados na Ucrânia.
O fenômeno italiano Måneskin cancelou toda a turnê europeia, sem previsão de remarcar as datas. “Estamos mais próximos do que nunca de nossos fãs, nossos parceiros e todas as pessoas atormentadas pela guerra neste momento. Nossa solidariedade vai para todos aqueles que sofrem com o conflito na Ucrânia e esperamos que a violência em curso chegue ao fim”, escreveu a banda.
LEIA TAMBÉM:Jinjer: banda ucraniana pede o fim da guerra e critica decisão de Putin