Alexi Laiho estava no começo da trajetória ao lado do Bodom After Midnight, banda formada após a separação do Children of Bodom, mas os planos com o grupo foram interrompidos pela trágica morte do músico.
O guitarrista e vocalista morreu em 29 de dezembro de 2020, aos 41 anos, vítima de uma degeneração do tecido conjuntivo do fígado e do pâncreas induzida por álcool. O projeto final da carreira de Laiho chegará ao público neste final de semana no EP Paint the Sky With Blood.
Daniel Freyberg, guitarrista do Bodom After Midnight que também integrou o Children of Bodom na fase final da banda, contou à Louder Sound sobre o processo criativo desse projeto. “Quando a decisão [da separação[ foi feita, me disseram que Alexi iria parar também. Fiquei aliviado quando ele me ligou, ele estava tipo ‘Não quero parar com nada, vou continuar até morrer’”, lembrou.
As músicas do novo projeto foram composições de Laiho, das melodias aos riffs. “Era para ser uma continuação [do Children of Bodom]. Queríamos que fosse o maior que pudesse, não apenas um projeto solo de Alexi, mas uma banda completamente nova”, continuou Freyberg. “Apenas o tempo diria o que poderia ter sido, mas jamais saberemos”.
Com duas músicas originais e um cover do Dissection, o EP Paint the Sky With Blood será lançado nesta sexta-feira, 23 de abril. “Essas três faixas são as únicas que ensaiamos, quanto mais gravamos. Não sobrou mais nada”, explicou o guitarrista. “Mas estou muito feliz, realmente mostra Alexi no seu melhor. Não há uma maneira adequada de encerrar uma carreira de música, mas ele definitivamente fez algo para se orgulhar”.
LEIA TAMBÉM: Children Of Bodom lança coleção de meias; veja modelos