Ícone do site Wikimetal
Apresentação do Gojira nas Olimpíadas projetada no Arco do Triunfo, em Paris

Apresentação do Gojira nas Olimpíadas projetada no Arco do Triunfo, em Paris. Crédito: Reprodução/YouTube

Gojira: apresentação da banda nas Olimpíadas é projetada no Arco do Triunfo, em Paris

Monumento foi coberto com a icônica apresentação na abertura dos jogos

A polêmica apresentação da banda francesa Gojira na abertura dos Jogos Olímpicos de Paris deste ano ganhou uma projeção no icônico Arco do Triunfo, na Place Charles de Gaulle.

O show de abertura contou com uma apresentação de “Mea Culpa (Ah! Ça Ira)” – ouça logo abaixo -, canção tradicional da Revolução Francesa, ao lado da cantora de ópera Marina Viotti (via 89 FM). A apresentação, que aconteceu em um castelo, foi considerada épica, pois pela primeira vez uma banda de heavy metal participou do evento.

Um evento chamado Summer Games projetou gravações da apresentação no monumento francês, pois a banda não pôde participar já que está em turnê com Korn pela América do Norte.

O monumento foi coberto pela apresentação que aconteceu no lado de fora das janelas do edifício Conciergerie com vista para o Rio Sena — foi projetada contra o arco à noite.

Gojira lançou “Mea Culpa (Ah! Ça Ira)” como single após a resposta positiva à apresentação da cerimônia de abertura. Porém, houve também políticos franceses e religiosos que alegaram que a teatralidade da apresentação – que fazia referência à violência da Revolução Francesa – beirava o “satânico”.

Ao comentar sobre o assunto, o vocalista Joe Duplantier respondeu: “É a história francesa. É o charme francês, sabe, pessoas decapitadas, vinho tinto e sangue por todo lugar. É romântico, é normal.”

Ainda segundo o músico: “A França é um país que fez uma separação entre o estado e a religião durante a revolução. Isso é algo muito importante, muito caro à fundação da França republicana”, explicou o músico, observando que há até uma palavra para definir isso:

“Nós chamamos isto de ‘laïcité’ (em tradução: laicidade). É quando o estado não é mais religioso e, então, é livre em termos de expressão e simbolismo. Tudo tem a ver com história e fatos. Nós não olhamos muito de perto para o simbolismo em termos de religião.”

Assista a projeção do show no Arco do Triunfo logo abaixo e em seguida a faixa lançada como single. Veja aqui fotos da apresentação na abertura dos jogos.

LEIA TAMBÉM: Red Hot Chili Peppers se apresenta na cerimônia de encerramento das Olimpíadas; assista

Sair da versão mobile