Ícone do site Wikimetal
Gojira na abertura das Olimpiadas 2024 em Paris

Joe Duplantier, do Gojira, na abertura das Olimpiadas 2024 em Paris. Crédito: Reprodução/Youtube

Gojira responde acusações de satanismo no show de abertura das Olimpíadas de Paris

O guitarrista e vocalista Joe Duplantier defendeu a banda das acusações de satanismo que foram imputadas ao grupo

No último 26 de julho aconteceu a abertura das Olimpíadas de Paris e a banda francesa Gojira foi uma das atrações.

Com o mundo de olho na apresentação, o grupo francês foi acusado de exaltação ao satanismo. A acusação partiu de um grupo de conservadores e religiosos que acharam que a apresentação tinha muito sangue, música pesada e se chocou com a cabeça decapitada de Maria Antonieta.

O grupo apresentou uma versão de “Ah! Ça Ira”, canção tradicional da Revolução Francesa, ao lado da cantora de ópera Marina Viotti (via 89 FM). A apresentação, que aconteceu em um castelo, foi considerada épica, pois pela primeira vez uma banda de heavy metal participou do evento.

Joe Duplantier, guitarrista e vocalista da banda, em entrevista à revista americana Rolling Stone, respondeu às acusações de satanismo: “Não há nada de satânico”, defendeu-se Duplantier. “É a história francesa. É o charme francês, sabe, pessoas decapitadas, vinho tinto e sangue por todo lugar. É romântico, é normal.”

Ainda segundo o músico: “A França é um país que fez uma separação entre o estado e a religião durante a revolução. Isso é algo muito importante, muito caro à fundação da França republicana”, explicou o músico, observando que há até uma palavra para definir isso:

“Nós chamamos isto de ‘laïcité’ (em tradução: laicidade). É quando o estado não é mais religioso e, então, é livre em termos de expressão e simbolismo. Tudo tem a ver com história e fatos. Nós não olhamos muito de perto para o simbolismo em termos de religião.”

A escolha da música “Ah! Ça Ira”

Ao ser questionado a respeito da escolha da música, o vocalista do Gojira apenas relata: “Não fomos nós. A equipe de jovens compositores e designers decidiu todo o tema. Estávamos no escuro em relação à cerimônia inteira, apenas nos concentramos naquela imagem e o momento de Maria Antonieta.”

Ainda acrescentou: “Não sabíamos como seria ou se encaixaria em toda a performance. Eu não sabia que Lady Gaga ou Celine Dion estariam lá. Estávamos sob confiança do Comitê Olímpico e não podíamos contar às pessoas o que faríamos.”

Duplatier finaliza: “Não sabíamos o que ia acontecer. Apenas trocamos ideias com o compositor da cerimônia olímpica, Victor le Masne. Ele nos deu um ritmo e uma diretriz, e então fizemos nossa parte.”

Gojira tem aumento de streams no Spotify

Conforme publicado no site do jornal O Globo, a banda Gojira viu, no fim de semana após a apresentação, o número de reproduções de streams de suas músicas no Spotify aumentarem em 129% fora da França e em 282% dentro do país.

Assista a apresentação do Gojira na abertura das Olimpíadas de Paris 2024:

https://www.youtube.com/watch?v=MWncrhGWeB8&t=4s

Gojira

A banda foi formada em Ondres, em 1996, e desde então tem conquistado fãs em todo o mundo.

O tema central da banda é a preservação do meio ambiente. Eles também cooperam com uma organização chamada Sea Shepherd Conservation Society para proteger os animais marinhos, especialmente, baleias, golfinhos e tubarões.

Durante sua vinda ao Brasil em 2023 com o Mastodon, o vocalista Joe Duplantier conversou com o Wikimetal sobre a turnê e a canção “Amazonia”, do mais recente álbum Fortitude (2021).

Sair da versão mobile