Gary Rossington, guitarrista e membro fundador do Lynyrd Skynyrd, morreu aos 71 anos. A causa da morte não foi revelada.
“É com nossa mais profunda empatia e tristeza que informamos que perdemos hoje nosso irmão, amigo, membro da família, compositor e guitarrista, Gary Rossington”, anunciou a banda no último domingo, 05 de março. “Gary está agora com seus irmãos Skynyrd e família no céu e jogando bem, como sempre faz.”
Rossington formou o Lynyrd Skynyrd em 1964 com os amigos de infância Ronnie Van Zant (vocalista, compositor), Allen Collins (guitarrista), Larry Junstrom (baixista) e Bob Burns (baterista). Burns saiu em 1974 e foi substituído por Artimus Pyle, e King saiu em 1975 e foi substituído por Steve Gaines.
Ele tocou slide guitar na música de assinatura da banda, “Free Bird”, e foi o guitarrista principal em “Simple Man”, que ele também co-escreveu com Van Zant. Ele também teve créditos de composição em “Sweet Home Alabama” e “What’s Your Name”.
Em 1976, Rossington e Collins se envolveram em um acidente de carro quase fatal, inspirando Van Zant a escrever a música “That Smell” sobre o uso excessivo de drogas e álcool do membro da banda.
No ano seguinte, Van Zant, Gaines, a cantora de apoio Cassie Gaines e três outros morreram em um acidente de avião. Rossington estava entre os sobreviventes, mas sofreu ferimentos graves, quebrando os braços, pernas, pulsos e tornozelos, bem como a pélvis. O acidente marcou o fim do Lynyrd Skynyrd.
Rossington continuou a tocar música após o acidente, formando The Rossington Collins Band com Collins, Powell e Leon Wilkeson, junto com a vocalista Dale Krantz. Depois de um desentendimento com Collins sobre seu interesse romântico por Krantz, Rossington formou a The Rossington Band.
Em 1987, Rossington se reuniu com Powell, Wilkeson, Pyle e King para uma turnê de tributo a Lynyrd Skynyrd. O grupo permaneceu uma banda ativa nas três décadas seguintes, fazendo turnês e lançando músicas regularmente. Rossington permaneceu uma constante na formação e, com as mortes de Collins em 1990, Powell em 2009 e Burns em 2015, ele foi o último membro original sobrevivente da banda. Lynyrd Skynyrd anunciou uma turnê de despedida em 2018, mas continuou a se apresentar ao vivo no início de 2023.
Ao lado de Van Zant, Collins, King, Gaines, Powell, Wilkeson, Burns e Pyle, Rossington foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll como membro do Lynyrd Skynyrd em 2006.