Garbage retornou ao Brasil pela primeira vez em sete anos com apresentação eletrizante no The Town.

A banda foi formada nos anos 90 pela mente brilhante de Butch Vig, que já tinha produzido dois dos maiores álbuns de rock da época: Nevermind (1991), do Nirvana e Gish (1991), do Smashing Pumpkins. Liderado pela figura potente de Shirley Manson, o Garbage completa 30 anos de carreira em 2023, com sete álbuns de estúdio lançados. 

A trajetória musical da banda inclui uma experimentação ampla e revolucionária com uma sonoridade ímpar, misturando elementos do grunge, techno, power pop e até trip-hop. A audácia de seu som criou um lugar novo e criativo para a música pesada e seu entrelaçamento com o pop, e sua influência pode ser percebida até hoje em bandas da atualidade.

A setlist da performance no The Town foi formada por um compilado de hits da carreira do Garbage. A banda apresentou sucessos como “Stupid Girl”, “#1 Crush” e “I Think I’m Paranoid”, além de faixas dos outros cinco álbuns de seu repertório.

Com um vestido rosa-choque costurado sobre a roupa preta e maquiagem pesada nos olhos, Shirley Manson se movia pelo palco do The Town com uma presença hipnotizante e voz potente de arrepiar. A cantora teve problemas com microfone baixo no início da performance, mas o problema logo foi resolvido e deixou que o grave de sua voz fosse carregado pelo Autódromo.

Com sonoridade sombria e luzes brilhantes, o Garbage se apresentou para um número mais seleto de fãs, mas a empolgação da plateia mais próxima ao palco arrancou um elogio de Shirley logo após a primeira música.

Aos 57 anos, a cantora fez questão de ressaltar o amor do Garbage pelo Brasil e pediu desculpas pela demora em retornar, mas garantiu que adoraria voltar em breve, apesar das incertezas. “A vida é estranha, não sabemos se vamos voltar. Esperamos que sim, mas somos velhos e cansados”, desabafou em discurso depois de “Only Happy When It Rains”.

Com 30 anos de carreira e músicas recheadas de críticas sociais e comentários sociopolíticos, o Garbage se mantém forte e relevante, mostrando o quão fluido e poderoso o rock pode ser, sem medo de arriscar e sem se importar com rótulos. Nada melhor para sintetizar a essência da banda do que o discurso de Shirley Manson nesta noite de sábado: “Tenham uma vida maravilhosa, não sejam entediantes, não tenham medos, sejam corajosos e gentis. Amem a si mesmos, nós te amamos, São Paulo, obrigada por tudo”.

Acompanhe a cobertura do Wikimetal do The Town 2023 na íntegra aqui e também pelo nosso Instagram

LEIA TAMBÉM: Pitty traz protagonismo feminino para o The Town com musicistas da Nova Orquestra