Cerca de 1.500 itens pessoais e icônicos do cantor Freddie Mercury, do Queen, incluindo figurinos, canções manuscritas e obras de arte, serão leiloados em setembro, anunciou a Sotheby’s na quarta-feira, 26.
As peças ficarão expostas em Nova York, Los Angeles e Hong Kong em junho e depois viajarão para Londres, onde serão vendidas. Os itens ficarão lá entre 4 de agosto e 5 de setembro.
Entre os itens, estão uma coroa e uma capa de pele sintética e veludo vermelho, famosa por ter sido utilizada pelo vocalista para cantar “God Save The Queen” durante a última turnê com o Queen, a The Magic Tour em 1986. O valor é estimado entre 60 mil e 80 mil libras esterlinas (cerca de 73.800 e 99.100 dólares).
Outro item icônico a ser vendido é a composição de “We Are The Champions”, escrita a mão por Freddie Mercury em nove páginas.O preço é estimado entre 200 mil e 300 mil libras (cerca de 220.250 a 373.300 dólares).
Em um comunicado à imprensa da Sotheby’s, a amiga e ex-namorada de Mercury, Mary Austin, que cuidou dos itens por mais de 30 anos em sua antiga casa Garden Lodge em Kensington, disse que decidiu que era hora de deixar os itens irem.
“Por muitos anos, tive a alegria e o privilégio de viver cercado por todas as coisas maravilhosas que Freddie procurou e tanto amou”, disse Austin em um comunicado. “Mas os anos se passaram e chegou a hora de tomar a difícil decisão de encerrar este capítulo muito especial da minha vida.”
Quando Freddie morreu em 1991, ele deixou a casa e seu conteúdo para Mary, sua ex-namorada e amiga de longa data. Por três décadas, Austin manteve a casa e seu conteúdo quase exatamente como estavam quando Mercury morreu, mas agora ela decidiu vender a coleção.
Austin vai doar uma parte da receita das vendas para instituições de caridade HIV/AIDS Mercury Phoenix Trust e Elton John Aids Foundation.