A tão aguardada volta do Foo Fighters ao Brasil veio com um gosto agridoce, como era de se esperar. A banda foi a grande headliner da noite de sábado do The Town e foi impossível não pensar nos acontecimentos do último ano e meio durante sua apresentação.

Inicialmente, o Foo Fighters deveria se apresentar como headliner de outro festival, lá em 2022, no Lollapalooza Brasil. Dois dias antes de sua performance, porém, a banda foi atingida pela tragédia com a morte repentina de seu querido baterista, Taylor Hawkins.

O peso do luto caiu sob o Foo Fighters em cheio. Seus integrantes passaram meses sem ser vistos publicamente e voltaram aos palcos seis meses depois com dois shows em tributo ao baterista. Pouco depois disso, a banda anunciou que continuaria na ativa e retomou sua agenda de shows aos poucos.

Em meio à dor e à perda, surgiu um novo álbum. But Here We Are (2023) foi lançado 14 meses após a fatalidade e é o primeiro disco sem a participação de Taylor Hawkins, fazendo com que Dave Grohl assumisse a bateria em estúdio pela primeira vez em mais de 15 anos. No ao vivo, o lugar de Taylor agora é assumido por Josh Freese, que teve passagens pelo Guns N’ Roses, Nine Inch Nails, The Offspring e muito mais. O baterista foi ovacionado pela plateia na noite de sábado e marcou a apresentação com uma energia frenética e poderosa.

A performance do Foo Fighters no The Town foi cheia de energia e bastante longa, com mais de 2h de duração. A banda tocou alguns de seus maiores sucessos, iniciando o show com “All My Life” e recheando a setlist com canções como “My Hero”, “Learn To Fly” e “Walk”, encerrando com “Best of You” e “Everlong”. A plateia os acompanhou durante o show inteiro, cantando todas as letras, fazendo coros acústicos e mantendo a energia agitada.

Emocionado, Dave Grohl dedicou a canção “Aurora” a Taylor Hawkins porque essa era a música favorita do baterista para tocar ao vivo. O discurso foi menos carregado de intensidade que o de Curitiba, mas foi possível notar que a voz de Grohl falhou ao dedicar a canção ao amigo.

Em seu aguardado retorno ao Brasil, o Foo Fighters entregou uma performance pela qual valeu a pena esperar. Ao longo do show, Dave Grohl expressou várias vezes seu favoritismo pelo público brasileiro e prometeu continuar voltando desde que os fãs voltem para vê-los também. E pela lotação de pessoas que abarrotaram o Palco Skyline, é seguro dizer que nós sempre voltaremos.

jornalista musical há 4 anos e atual social media do Wikimetal. entusiasta de metalcore, nu metal e post-hardcore. fã de cultura pop e cinéfila de twitter e letterboxd.