Em setembro de 2024, o Nightwish lançou seu álbum mais recente, Yesterwynde. Porém, como anunciado pela banda em abril de 2023, via Instagram, o grupo não sairá em turnê para divulgar o trabalho. As performances ao vivo entrarão em hiato por tempo indeterminado. A postagem não revela o motivo exato para a decisão, mas deixa claro ter sido em prol do bem-estar de todos os membros e do futuro da banda.
Em entrevista para a edição de dezembro de 2024 da revista Metal Hammer, Floor Jansen falou sobre a pausa: “O Nightwish faz tudo em 120%. Mas, se você não tem energia para isso, então é melhor fazer uma pausa. É simples assim. Seria ótimo tocar ao vivo, mas…”
Quando perguntada se a banda retornará aos palcos, a cantora respondeu: “Sim. É o que dissemos desde o início – é uma pausa nas turnês, não uma parada permanente. Senão, teríamos dito ‘é isso, não faremos mais shows, apenas álbuns.’”
Jansen declarou que aproveitará o momento para trabalhar em seu segundo álbum solo, o sucessor de Paragon (2023), para o qual ela começou a preparar material antes mesmo do nascimento de sua segunda filha, Lucy, em outubro de 2023.
“Não me apresentar com o Nightwish permite que eu tenha tempo para escrever meu segundo álbum solo. Tenho ideias, pessoas com quem quero trabalhar, já tenho até uma música que compus antes de Lucy nascer. Nada pronto ainda, mas virá”, finalizou.
LEIA TAMBÉM: Nightwish: Troy Donockley fala sobre o hiato de turnês da banda