Dois meses depois da fotógrafa Astrid Kirchherr morrer aos 81 anos, outra figura da fotografia importante na carreira dos Beatles nos deixou. A fotógrafa Fiona Adams, responsável por tirar algumas das fotos mais icônicas do grupo, morreu aos 84 anos, segundo a BBC.
Adams que teve uma carreira brilhante fotografando nomes como Jimi Hendrix e Bob Dylan durante os anos de 1960, teve seu nome imortalizado ao ter em suas lentes ninguém menos que os Beatles.
No ano de 1963, Fiona e o quarteto fizeram um passeio até um local que foi bombardeado durante a guerra na cidade de Londres, na Inglaterra. Foi no ponto histórico que a fotógrafa instruiu os artistas a pularem do topo de uma cratera o mais alto possível. “Eu nem pensei em checar se era seguro ou não”, afirmou Adams à amiga Lynne Ashton, segundo a NME.
“Eu tive dificuldades para entrar na cratera com o meu estojo de câmera pesado. Tinha uma pilha de tijolos caídos e detritos no fundo. Os meninos fizeram a parte deles e ficaram parados pacientemente – lindamente silhuetados no céu e nos prédios. Eu arrumei minha câmera e gritei: ‘Um, dois, três, – pulem! E eles pularam – duas vezes. Em saltos cubanos e tudo”, revelou Fiona.
O risco valeu a pena, tendo em vista que as imagens feitas pela fotógrafa naquele dia estariam na revista Boyfriend, e mais tarde, no mesmo ano, foi escolhida por John Lennon para se tornar a capa do primeiro EP do quartato no Reino Unido, o lendário Twist And Shout.
Confira abaixo a lendária capa do EP, fotografada por Fiona Adams.
LEIA TAMBÉM: Beatles ganha quadro de LEGO para montar; saiba mais