Ícone do site Wikimetal
Come to Latin America 2022

Come to Latin America 2022. Crédito: Reprodução/Facebook

Governo finlandês promove heavy metal e intercâmbio com América Latina

Projeto ‘Come to Latin America’ busca o fomento cultural e a quebra de preconceitos contra o estilo

Na Finlândia o heavy metal é um estilo musical importantíssimo para a cultura do país. O gênero é bastante prestigiado pela população e tem ampla presença nas grandes mídias.

Uma das ações de maior abrangência do governo para fomentar a cultura local é o financiamento de projetos através do Ministério da Educação e Cultura. Em pauta neste momento temos o concurso Come to Latin America, destinado a bandas emergentes de metal finlandês, com o objetivo de difundir a música, promover a cultura do país e colaborar com a quebrar alguns preconceitos que ainda existem em torno do heavy metal.

O projeto em formato híbrido prevê alcançar aproximadamente 10 milhões de pessoas entre jurados, público participante e atrações. O júri do concurso Come to Latin America, formado por mais de 100 músicos latino-americanos, jornalistas, radialistas, organizadores de festivais e profissionais ligados ao entretenimento ao vivo, escolheu as três bandas finalistas e agora será a vez do público latino-americano escolher o vencedor.

O prêmio será um acordo de distribuição com a Nuclear Blast – por meio da subsidiária Blood Blast –, uma das maiores gravadoras de nicho do mundo e que atua como parceira nesta iniciativa.

Para votar nos três finalistas, que são as bandas Luna Kills, Noira e Where’s My Bible, uma plataforma interativa foi criada e estará no ar a partir de 28 de junho de 2022. 

O ministro da Ciência e Cultura da Finlândia, Petri Honkonen, comentou em uma declaração divulgada à imprensa: “O mercado de música em rápido crescimento da região também está atraindo novas bandas. Além disso, eles têm uma base de fãs leais na América Latina, o que cria uma forte plataforma para o sucesso. O intercâmbio cultural é especialmente importante agora, dada a instabilidade que vivemos na Europa, levando os artistas a terem incertezas em vários sentidos”.

A empresária Niina Fu, idealizadora do projeto, teve inspiração ao residir no Chile e Brasil e comparar as similaridades entre o países latinoamericanos e a Finlândia: “Apesar da distância e diferenças culturais, existe uma cena metal muito forte e profunda em ambos os países. Isso me chamou muito a atenção e é por isso que tive a ideia de desenvolver este projeto”.

“Está nos planos da banda vencedora uma turnê na América Latina. Estamos solicitando mais financiamento para este projeto. Continuaremos a cooperar com o Brasil – um dos maiores exportadores de boa música do mundo”, promete Fu.

O Come to Latin America é um projeto que visa o intercâmbio e o fomento cultural da Finlândia para o mundo, e que cujo capítulo que estamos vivendo agora é o primeiro de muitos outros. Saiba mais sobre o projeto no site oficial.

Sair da versão mobile