A pandemia cancelou todos os shows e festivais por tempo indeterminado. Se no Brasil não há previsão realista para retornar para eventos de grande porte com segurança, com shows de bandas como Metallica e Kiss adiados por aqui, um festival de rock e metal com mais de 90 mil pessoas aconteceu em Taiwan neste final de semana.
O Megaport Festival foi adiado em 2020, mas retornou com força total nos dias 27 e 28 de março. Em entrevista ao site MetalSucks, o vocalista da banda Chthonic, headliner do evento, confirmou que foram mais de 90 mil pessoas no evento – por dia. “As pessoas deveriam usar máscaras no festival e a maior parte as usa de forma espontânea”, comentou Freddy Lim. “Mas ainda existia uma equipe para lembrar as pessoas para usá-las”.
A banda pretende lançar o show no festival em um álbum ao vivo. “Devido à eficiência de Taiwan no tratamento da pandemia, podemos seguir em frente com este festival. Todo mundo está animado para tocar ao vivo novamente, e nosso próximo álbum ao vivo refletirá essa emoção”, comentou Lim ao Outburn.
Além do Chthonic, outras bandas locais de rock e metal locais também se apresentaram no festival, como Beyond Cure, Infernal Chaos e Crescent Lament. Devido às restrições causadas pela pandemia, todos os artistas que se apresentaram no festival eram de Taiwan.
Tudo isso foi possível graças a uma administração impecável diante da nova doença. Com mais de 23 milhões de habitantes, a ilha asiática registra apenas 10 mortes totais de COVID-19. De acordo com o Summit Saúde, as estratégias adotadas pelo país foram acompanhamento de casos, fechamento das fronteiras, garantia de suprimentos e uso de tecnologia. Por lá, nem foi necessário realizar lockdown.
LEIA TAMBÉM: Experimento com 5 mil pessoas aglomeradas em show, sem contágio de Covid-19, é feito com sucesso; confira os detalhes