A Fender divulgou na última sexta-feira, 8, os resultados de uma pesquisa realizada em conjunto com o YouGov, que aponta que cerca de 16 milhões de pessoas dos EUA começaram a tocar guitarra durante a pandemia.
De acordo com a pesquisa, três quartos das 16 milhões de pessoas têm entre 13 e 34 anos de idade e correspondem aos resultados da empresa de instrumentos, que teve um mês histórico de vendas em Setembro de 2020.
A Fenda afirma que 62% das 10.644 pessoas entrevistadas falaram que a pandemia foi um “fator importante para o início da jornada na guitarra”. Além disso, 77% das pessoas informaram ter tido mais tempo livre durante o período da pesquisa, o que levou a mais tempo para praticar e se dedicar ao novo hobby.
Com a informação em mãos, a Fender decidiu criar uma solução para os guitarristas iniciantes, com uma rede virtual chamada “Beginner’s Hub”. Esta, conforme a companhia, inclui “todas as ferramentas para um novo instrumentista começar, continuar e eventualmente dominar a guitarra, baixo ou ukulele”.
Além disso, os dados mostram que 67% dos entrevistados já têm outras carreiras ou ocupações diferentes em tempo integral, e por conta disso, pretendem manter a guitarra como um hobby. Foi documentado que há dificuldades em manter disciplina e engajamento durante os momentos de prática: um quarto dos novos entusiastas se sentem estagnados em suas trajetórias.
Outros números da pesquisa apontam que 19% consomem conteúdo relacionado à guitarra diariamente, enquanto 48% fazem isso ao menos semanalmente, sempre usando redes sociais como o TikTok e o Instagram.