Ícone do site Wikimetal
Felipe Machado

Felipe Machado. Créditos: Divulgação

Felipe Machado, do Viper, realiza exposição fotográfica em homenagem ao ‘Dia de Los Muertos’

‘La Fiesta de Los Vivos’, primeira mostra individual do jornalista, traz 40 painéis com mexicanos fotografados no desfile do Dia dos Mortos, na Cidade do México

Nos dias 2 e 3 de novembro, sábado e domingo, o Memorial da América Latina será palco de uma grande festa em homenagem ao Dia dos Mortos. Além de exposição de altares, festival gastronômico e apresentações de mariachis e ‘lucha libre’, o local também vai abrigar ‘La Fiesta de Los Vivos’, primeira exposição fotográfica do jornalista Felipe Machado.

Felipe Machado, do Viper, fotografou mexicanos de todas as idades durante o desfile em homenagem ao Dia dos Mortos realizado em 2 de novembro de 2017 na Avenida Reforma, região central da Cidade do México. “Já passei o Dia dos Mortos no México três vezes e essa festa sempre me fascinou. É muito curioso ver como os mexicanos encaram a morte com alegria, ao contrário da tristeza que ela inspira na maioria dos povos. Os mexicanos celebram seus mortos valorizando a vida e acho que foi esse paradoxo que me atraiu na hora de registrar as expressões faciais do povo mexicano durante a festa”, afirma Felipe.

“Quando a gente conta no Brasil que os mexicanos celebram a morte há sempre um estranhamento. Por isso quis mostrar a alegria no rosto dos mexicanos, um povo que lembra muito o brasileiro. O Dia dos Mortos lá é uma mistura de Carnaval com Dia de Finados, o que parece uma contradição para a gente. Para eles, porém, é natural. No México, a morte é parte da vida”, afirma Felipe. A exposição fica no vão livre embaixo do prédio da Administração, com acesso pelos portões 5 ou 8. O apoio é da rede de restaurantes de comida mexicana Si Señor.

O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais representativas da cultura mexicana. A festa – considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) –, reúne famílias e comunidades para honrar seus antepassados. Nesse dia, os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte através de um banquete de sabores, cores e música.

Jornalista, músico e escritor, Felipe Machado é autor dos livros Palavra de Homem (2019), Um Lugar Chamado Aqui (2016), vencedor do prêmio de Melhor Livro do Ano para o Público Jovem pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Bacana Bacana – Aventuras de um Jornalista pela Copa do Mundo da África do Sul (Jornalismo, 2010), Ping Pong – Aventuras de um Jornalista pela China Olímpica (Jornalismo, 2008), indicado ao Prêmio Jabuti, O Martelo dos Deuses (Ficção, 2007) e Olhos Cor de Chuva (Ficção, 2002).

‘La Fiesta de Los Vivos’ é sua primeira exposição como fotógrafo. Como jornalista, criou e foi diretor da TV Estadão, para a qual dirigiu os documentários A Amazônia de Euclides da Cunha: Um Paraíso Perdido 1968: Mordaça no Estadão. Também escreveu para os maiores veículos de imprensa do país, além de publicações internacionais como The New York Times, Fair Observer (EUA), CitizenK (França) e Vision (China), entre outros. Hoje é autor do blog Palavra de Homem no portal R7.

Felipe também tem uma carreira na música: é guitarrista do FMSolo e do VIPER, banda com sucesso no Brasil e no exterior. Tocou na Europa, Japão, EUA e América do Sul, onde dividiu o palco com nomes como Metallica, Kiss. Em 2013, o VIPER foi um dos destaques do Rock in Rio.

LEIA TAMBÉM: Viper lança videoclipe para nova versão da clássica “To Live Again”; assista

Sair da versão mobile