Nos dias 2 e 3 de novembro, sábado e domingo, o Memorial da América Latina será palco de uma grande festa em homenagem ao Dia dos Mortos. Além de exposição de altares, festival gastronômico e apresentações de mariachis e ‘lucha libre’, o local também vai abrigar ‘La Fiesta de Los Vivos’, primeira exposição fotográfica do jornalista Felipe Machado.

Felipe Machado, do Viper, fotografou mexicanos de todas as idades durante o desfile em homenagem ao Dia dos Mortos realizado em 2 de novembro de 2017 na Avenida Reforma, região central da Cidade do México. “Já passei o Dia dos Mortos no México três vezes e essa festa sempre me fascinou. É muito curioso ver como os mexicanos encaram a morte com alegria, ao contrário da tristeza que ela inspira na maioria dos povos. Os mexicanos celebram seus mortos valorizando a vida e acho que foi esse paradoxo que me atraiu na hora de registrar as expressões faciais do povo mexicano durante a festa”, afirma Felipe.

“Quando a gente conta no Brasil que os mexicanos celebram a morte há sempre um estranhamento. Por isso quis mostrar a alegria no rosto dos mexicanos, um povo que lembra muito o brasileiro. O Dia dos Mortos lá é uma mistura de Carnaval com Dia de Finados, o que parece uma contradição para a gente. Para eles, porém, é natural. No México, a morte é parte da vida”, afirma Felipe. A exposição fica no vão livre embaixo do prédio da Administração, com acesso pelos portões 5 ou 8. O apoio é da rede de restaurantes de comida mexicana Si Señor.

O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais representativas da cultura mexicana. A festa – considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) –, reúne famílias e comunidades para honrar seus antepassados. Nesse dia, os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte através de um banquete de sabores, cores e música.

Jornalista, músico e escritor, Felipe Machado é autor dos livros Palavra de Homem (2019), Um Lugar Chamado Aqui (2016), vencedor do prêmio de Melhor Livro do Ano para o Público Jovem pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Bacana Bacana – Aventuras de um Jornalista pela Copa do Mundo da África do Sul (Jornalismo, 2010), Ping Pong – Aventuras de um Jornalista pela China Olímpica (Jornalismo, 2008), indicado ao Prêmio Jabuti, O Martelo dos Deuses (Ficção, 2007) e Olhos Cor de Chuva (Ficção, 2002).

‘La Fiesta de Los Vivos’ é sua primeira exposição como fotógrafo. Como jornalista, criou e foi diretor da TV Estadão, para a qual dirigiu os documentários A Amazônia de Euclides da Cunha: Um Paraíso Perdido 1968: Mordaça no Estadão. Também escreveu para os maiores veículos de imprensa do país, além de publicações internacionais como The New York Times, Fair Observer (EUA), CitizenK (França) e Vision (China), entre outros. Hoje é autor do blog Palavra de Homem no portal R7.

Felipe também tem uma carreira na música: é guitarrista do FMSolo e do VIPER, banda com sucesso no Brasil e no exterior. Tocou na Europa, Japão, EUA e América do Sul, onde dividiu o palco com nomes como Metallica, Kiss. Em 2013, o VIPER foi um dos destaques do Rock in Rio.

Felipe Machado

LEIA TAMBÉM: Viper lança videoclipe para nova versão da clássica “To Live Again”; assista

Tags:
Categorias: Notícias