Fear Factory lança a primeira música nova em mais de cinco anos, “Disruptor”, na próxima sexta-feira, 16 de abril. A faixa entra no próximo álbum da banda, Aggression Continuum, que será lançado no final do ano.
Confira um pequeno teaser do riff do novo disco, cortesia do guitarrista da banda, Dino Cazares:
Em setembro de 2020, o cantor Burton C. Bell divulgou um comunicado anunciando oficialmente sua saída do Fear Factory, afirmando que ele “não pode se aliar” a pessoas em quem não confia e respeita.
A saída de Bell do Fear Factory veio aproximadamente duas semanas depois que Cazares lançou uma campanha no GoFundMe para ajudar com os custos de produção associados ao lançamento do tão aguardado novo álbum.
Posteriormente, Bell disse para a revista Kerrang! que sua separação com Fear Factory era esperada há muito tempo. “Isso está na minha cabeça há um tempo”, disse. “Essas ações judiciais [sobre os direitos do nome Fear Factory] simplesmente me drenaram. Os egos. A ganância. Não apenas dos membros da banda, mas dos advogados envolvidos. Eu simplesmente perdi meu amor por tudo isso”.
“Você só consegue aguentar tanto. Acho que 30 anos com a banda foi um bom período. Aqueles álbuns que fiz com o Fear Factory sempre estarão disponíveis. Sempre farei parte disso. Senti que era hora de seguir frente”, completou.
Ao ser questionado sobre se há alguma chance de reconciliação com Fear Factory no futuro, Burton disse: “Não falo com Dino há três anos. Não falo com Raymond [Herrera, bateria] e Christian [Olde Wolbers, baixo] há mais do que isso, e não tenho intenções de fazê-lo. Estou apenas seguindo em frente com minha vida”.
Em outubro, Dino emitiu um comunicado no qual dizia que a porta para Burton voltar ao Fear Factory não “ficaria aberta para sempre”. O guitarrista também revelou que Burton perdeu os direitos legais sobre o nome da banda após a batalha judicial com Herrera e Olde Wolbers.
“Tive a oportunidade de fazer algo certo e senti que obter o nome completo foi a coisa certa a fazer por nós dois. Então, depois de quase quatro anos, podemos continuar como Fear Factory, para fazer mais discos e fazer turnês ,” ele disse. “É por isso que é triste saber que ele decidiu desistir e, na minha opinião, por quaisquer problemas que ele tenha, parece que poderia ter sido resolvido.”
Ao explicar suas razões para iniciar uma campanha de arrecadação de fundos, Cazares disse que todas as doações serão destinadas a cobrir os custos de produção do novo LP.
Isso incluindo regravação da bateria, guitarra, baixo e teclado, bem como produção de Damien Rainaud e Cazares, e mixagem e masterização de Andy Sneap. Os vocais originais de Burton, que foram gravados na íntegra em 2017, permanecerão na nova versão do álbum.
Por fim, a campanha de arrecadação de fundos marcou a primeira atividade pública da banda desde que ela completou uma turnê nos EUA em 2016. Nesta, o destaque era o segundo álbum clássico, Demanufacture, em sua totalidade.