Sharon Den Adel, vocalista do Within Temptation, tem uma teoria sobre a dificuldade de aceitação de mudanças na sonoridade das bandas entre os fãs de metal.
Em entrevista ao Wikimetal sobre o retorno às turnês e a criação do novo álbum da banda, a cantora refletiu sobre as reações mistas do público diante da evolução do som do Within Temptation ao longo de quase três décadas de trajetória, uma realidade comum com qualquer banda que, em determinado momento, decide sair da zona de conforto em novos projetos.
“Eu entendo. Todo mundo se conecta à música como memórias”, observou. “Eu também tenho minhas bandas favoritas e, por mais que eu entenda que as pessoas precisam mudar para que fazer música não se torne entediante, as pessoas que escutam música nem sempre entendem que conectaram as próprias lembranças às canções. Isso é lindo, sem dúvidas, mas também os impede de manter a mente aberta para mudanças”.
Quando se trata dos fãs de heavy metal, porém, essa conexão é levada a um nível mais profundo. “Acho que fãs de rock e metal são muito leais e desejam permanecer assim, porque já escolheram ser diferentes e não seguir a música mainstream. Por causa da lealdade, eles também são mais críticos”, analisou.
Em resumo, Sharon reconhece o público de metal como um caso diferente de outros estilos musicais com menor envolvimento, uma vez que o heavy metal é também uma comunidade: “Acho que, se você gosta de música pop, pode passar de artista em artista, mas com heavy metal são pessoas que realmente querem abraçar sua música. Se a sonoridade muda, existe mais dificuldade, porque os fãs querem se agarrar a isso”.
LEIA TAMBÉM: Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, sobre fãs latinos: “Se preferem um gênero musical, todo resto é lixo”