O espólio de Dimebag Darrell encerrou a parceria de longa data com a Dean Guitars, responsável por modelos assinados pelo guitarrista, e entrou em disputa judicial contra a empresa após 17 anos de acordo.
A decisão foi anunciada por Rita Haney, namorada do falecido músico e responsável pela administração do espólio de Dimebag. Em nota publicada no site oficial do artista, ela explicou os motivos para o processo contra a marca de instrumentos musicais preferida do músico durante toda a carreira.
“Foi necessário terminar o endosso à Dean Guitars para continuar a honrar e celebrar o legado de Dime maneira que ele merece, e da maneira que ele gostaria. (…) Como vocês sabem, após assinar o negócio com a marca, em 2004, Dime ficou extasiado por finalmente estar trabalhando com o Sr. Dean Zelinsky, que está fora da empresa desde 2008”, começa a nota. “Darrell disse diversas vezes que [a parceria] era como ir para casa, onde ele pertencia. Era motivo de muito orgulho”.
Ciente da importância da parceria para o guitarrista, Rita conta que usou escritos do próprio Dimebag para chegar a uma conclusão que seria aprovada por ele em vida. “Fiz diversas tentativas de resolver amigavelmente nossa disputa. No entanto, ficou claro para mim que a relação havia chegado ao fim quando o novo CEO da empresa me disse que Dime está morto há 16 anos e eles não lucram tanto. Então, basicamente, ele não serve mais? Então continuaram a me dizer que deveríamos ir para outro lugar. Bem… nós vamos!”, continuou.
Os arquivos do processo foram disponibilizados na íntegra no site de Dimebag Darrell, com acusações de quebra de acordo e falta de respeito com o legado do músico por parte da Dean Guitars, além do registro do modelo de guitarras Razorback realizado de “forma fraudulenta e sem o conhecimento” de Dimebag.
Resposta da Dean Guitars
Evan Rubinson, presidente e CEO da marca, fez uma declaração em resposta ao processo, negando desrespeito com o legado do artista ou de seu irmão, Vinnie Paul. “É lamentável que a Sra. Haney tenha permitido que suas demandas e acusações irrealistas ditassem o futuro do legado de Dimebag Darrell na ausência da sua família imediata. Dean Guitars tem o orgulho de ter desempenhado um papel em garantir que o legado de Dime não apenas sobreviveu, mas prosperou nos últimos 17 anos”, disse (via Knotfest). “As afirmações da Sra. Haney – em todas as áreas – são infundadas, sem qualquer mérito e não são baseadas na realidade. Vamos permitir que toda a verdade venha à tona conforme o processo legal segue seu curso”.
LEIA TAMBÉM: Legislação para construir área habitacional onde Dimebag Darrell foi assassinado é aprovada