A banda Shaman anunciou o encerramento das atividades na última segunda-feira, 10, após desentendimentos internos envolvendo atitudes de Ricardo Confessori. O baterista entrou em discussões sobre política com fãs nas redes sociais e ofendeu com homofobia o médico veterinário Mateus Ferreira, que se pronunciou sobre o caso. 

Tudo começou quando Confessori compartilhou um vídeo sobre o discurso do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva ao anunciar a intervenção federal em Brasília, medida em resposta aos atos terroristas e de teor golpista perpetrados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro no último domingo, 08 de janeiro. 

A publicação de Confessori cita Lula como “presidente fake” e mostra atos violentos de manifestantes de esquerda nos anos 2000. “De cada 10 palavras, 11 são mentira. Psicopatia que chama, né”, escreveu o músico. 

Nos comentários, houve polarização e muitos fãs demonstraram discordância com o teor da postagem e foram respondidos pessoalmente por Ricardo Confessori, que fez ofensas LGBTfóbicas a mais de um seguidor.

Ex-baixista da banda Emphuria, o médico veterinário Mateus Ferreira teve uma discussão mais longa com Confessori nos comentários após dizer que “ao invés da pessoa se posicionar a favor da democracia, contra o vandalismo e contra o escândalo que aconteceu, preferem fazer uma comparação ridícula a fim de equiparar o desastre”.

Em um comentário agora apagado da publicação original, mas registrado por fãs em um print, Confessori menospreza médicos veterinários e ataca a sexualidade de Mateus, fã de Angra e Shaman há anos. “Você não passa de um boiologo [sic] que reprovou em medica. Nível fraco. Volta aqui quando for médico pelo menos. Homem de esquerda é piada pronta. Sai do polo feminino”, escreveu o músico. “Feministo não binário, se enxerga, olha sua cara de otário”. 

O fã publicou um vídeo se pronunciando sobre a discussão para falar sobre as ofensas sofridas e informar que tomará medidas legais contra os ataques de ódio sofridos, uma vez que homofobia é crime, de acordo com a Lei 10.948/2001. 

“Chegaram a dizer que, se eu fosse inteligente, eu seria um médico humano. Ofendeu minha sexualidade”, contou o profissional, “Sou gay assumido e tenho muito orgulho disso, passei por muitas dificuldades na vida pelo simples fato de ser gay, e mesmo assim consegui. Nunca fui um cara que teve dinheiro ou privilégios, mesmo assim fui para a luta e consegui minha profissão, que tenho orgulho demais. (…). Você vai responder criminalmente pelos seus ataques de ódio, em 2023 não há mais espaço para esse tipo de postura na internet”. 

Assista ao pronunciamento de Mateus Ferreira íntegra abaixo. 

Pronunciamento de Ricardo Confessori

Pouco antes de Luis e Hugo Mariutti anunciarem a saída e fim do Shaman, respectivamente, Confessori publicou um vídeo falando sobre as “discussões acaloradas” que teve na rede social. “Eu queria deixar bem claro que as posições e as opiniões aqui emitidas no meu canal, no canal Ricardo Confessori, são exclusivamente minhas, OK? Elas não elas não se não expandem para empresas, grupos, escolas ou qualquer outro tipo de de grupo do qual eu faça parte”, disse.

Assista na sequência.

LEIA TAMBÉM: Alírio Netto se pronuncia após polêmica de Ricardo Confessori e fim do Shaman

Tags:
Categorias: Notícias