O baterista Jon Dette (Testament, Slayer, Anthrax) postou um vídeo de oito minutos no qual ele oferece uma “dica pequena, mas poderosa” sobre o que ele acredita ser essencial para o som de bateria do Slayer: as notas mais delicadas e graciosas.
Dette, de 51 anos, atuou como membro em tempo integral do Slayer de 1996 a 1997 e como membro de turnê em 2013.
“Uma dica para esta semana é uma dica do Slayer, para as músicas da banda. Na minha opinião, é uma das coisinhas mais legais que você ouve na bateria do Slayer, especialmente a bateria de Dave [Lombardo]. Podemos chamá-la de ruff ou diddle ou notas graciosas. Como você quiser chamá-las. É apenas uma daquelas pequenas coisas, quase como se você ouvisse, mas mesmo que você não ouça, faz sentido”, explicou.
“É brilhante, incrível; adoro isso. É uma das minhas coisas favoritas de fazer, seja tocando uma música do Slayer, ou mesmo do Anthrax, ou qualquer outra música. Mas o que eu queria destacar não é apenas o que foi feito, mas um erro que vejo algumas pessoas cometendo. Eu cometi o mesmo erro no início de minha jornada como baterista”, disse.
No vídeo, ele demonstra a forma certa de fazer o som que ele tenta explicar com muito esforço. Além disso, ele também mostra a forma “incorreta”, por ser questão de toque pessoal. “Mais uma vez, não há maneira certa ou errada de fazer as coisas […] vou mostrar a maneira como isso é feito. Então, com isso, você pode fazer como quiser nesse ponto”.
Confira o vídeo completo de Jon Dette: