Europe nasceu na Suécia, no final dos anos 1970, e já tinha lançado dois álbuns quando alcançou sucesso mundial com “The Final Countdown”, até hoje a faixa mais conhecida da banda, parte do álbum de mesmo nome lançado em 1986.
Joey Tempest, vocalista e membro fundador, contou à Loudwire algumas histórias com alguns ídolos, de Freddie Mercury a Lemmy Kilmister, durante e depois do auge da fama do grupo.
Freddie Mercury irritado
“Estou temeroso que a gente tenha irritado Freddie Mercury”, começa o cantor. Durante as gravações de Out of This World, álbum de 1988, a banda estava passando o som da bateria com o produtor e esqueceu de fechar corretamente a porta.
“De repente apareceu um rosto, um pouco vermelho, e anunciou: ‘Você deve estar de brincadeira’. Ele disse: ‘Sua bateria está indo direto para o nosso console de mixagem. Você poderia, por favor, manter o volume baixo”’”, narrou. “Muito elegante, muito eloqüente, mas bastante irritado”.
Billy Idol intimidado
No auge da popularidade de “The Final Countdown”, até mesmo nomes conhecidos como Billy Idol ficaram intimidados. O artista faria uma apresentação no programa alemão pouco depois do Europe, mas mudou de ideia ao ver a reação do público com o ato de abertura.
“Estávamos programados para abrir o show e Billy Idol era para ser o segundo. Fizemos isso no ensaio, mas durante as filmagens ele disse: ‘Não, eu simplesmente não posso ir depois dessa música’”, lembrou Tempest.
LEIA TAMBÉM: “The Final Countdown” é plágio de Randy Rhoads, diz produtor de Ozzy Osbourne
Kurt Cobain?
De todas as histórias, essa é a única cuja veracidade não é comprovável, mas chegou aos ouvidos do vocalista que Kurt Cobain teria escrito uma frase sobre ele na parede do apartamento que mantinha em Los Angeles. Era 1989 e Europe estava na cidade para gravar o álbum Prisoners In Paradise (1991). A frase seria “Quem diabos é Joey Tempest?”
“Se for verdade, é meio lisonjeiro. E muito engraçado que ele gastasse ao menos um segundo para pensar em mim”, comentou o cantor.
Zombados por Lemmy
Em 1987, integrantes do Europe encontraram Lemmy na “sua segunda casa”, jogando pinball no bar Rainbow, em Los Angeles, e tentaram se apresentar ao líder do Motörhead. “Alguém disse: ‘Olá, somos da banda de rock Europe’. Lemmy nem ergueu os olhos. Ele apenas respondeu: ‘Europe não é uma banda de rock’”, contou Tempest. “Que resposta legal. Ficamos absolutamente pasmos”.
Apesar da zombaria, tudo ocorreu bem naquela noite e os suecos seriam vingados nas semanas seguintes. A revista Kerrang! cobriu um show da banda na turnê The Final Countdown e defendeu a banda. “Vamos entender uma coisa: Europe não é uma banda de pop, eles nunca foram”, escreveu o jornalista Derek Oliver. “Mais barulhentos que Motörhead”.
LEIA TAMBÉM: Europe toca em casamento do jogador Sergio Ramos, segundo jornal