Richie Kotzen é sempre relembrado como um dos guitarristas mais virtuosos do mundo do rock, com uma carreira solo bastante sólida.
Tendo já participado de alguns grupos como Mr.Big e Poison, o músico lança, nesta sexta-feira, 27, seu novo álbum, Nomad.
Além de guitarrista, ele também é cantor, compositor e multi-instrumentista. Neste novo registro, a qualidade técnica é evidente, com uma série de elementos que enriquecem suas composições.
Em entrevista exclusiva com o Wikimetal, Kotzen comentou sobre Nomad, Mr.Big, o futuro de seu outro projeto, The Winery Dogs e mais!
As novas faixas trazem influência de uma série de estilos diferentes de música, como hard rock e jazz. O músico explica que isso é “um produto” de quem ele é: “Eu acho que, de fora, alguém ouvindo teria a impressão que você descreveu. Mas a realidade é que, para mim, é uma coisa, é apenas minha música. E então eu nunca na minha vida pensei, ‘vou tentar algo neste estilo ou naquele estilo ou no outro.'”
“Sempre foi um caso de, eu escrevi algo, aqui está o que eu escrevi e aqui está como eu gravei, e é assim que soa. Então eu acho que realmente se resume ao produto do meu ambiente. O que eu ouvia quando criança, minha criação e o que eu fui exposto se reflete na minha música. E é um certo balanço pendular de um lado para o outro.”
Em relação ao nome do álbum, ele possui uma história interessante. Apesar de às vezes ser um pouco difícil escolher, Kotzen costuma usar nomes das músicas como título dos álbuns, mas isso não é um padrão, e Nomad foi um desses. “Comecei a pensar sobre como, como um músico em turnê, você pode se sentir assim às vezes. E então eu também pensei, minha personalidade geral quando termino um esforço criativo, minha atitude é sempre, ‘ok, o que vem depois?’ E estou pronto para seguir em frente para a próxima coisa. Sabe, eu pensei que esse era um título adequado para esta fase da minha vida.”
Não é raro que músicos sonhem com solos de guitarra, letras de canções ou até músicas inteiras, e foi isso que aconteceu com “Escape” e “Insomnia”: “Eu estava dormindo em duas ocasiões diferentes, e no meu sonho, ouvi essas melodias, acordei e me forcei a documentá-las. E no dia seguinte, entrei e trabalhei na música.”
“E isso é algo que acontece comigo de vez em quando. Acontece com bastante frequência, e você já ouviu outros artistas falando sobre isso também. A primeira vez que aconteceu comigo, pensei, ‘oh, vou lembrar quando acordar’. Claro, o dia seguinte chega, e eu não lembro. Então, o que aprendi é agir sobre isso, quando tenho esse tipo de momento de ouvir algo assim, sei trabalhar nisso.”
Outra faixa que surgiu a partir de uma situação interessante é “The Test”, realmente fruto de um teste: “Eu estava sentado no meu escritório e montei um estúdio portátil porque estava viajando, e estava testando o estúdio para ver se estava funcionando, e estava dedilhando o violão, estava cantando, estava gravando os dois ao mesmo tempo, e estava tocando uma progressão de acordes, e de vez em quando eu cantava. E eu estava cantando uma melodia, e de vez em quando eu cantava a frase, ‘this is a test’. E eu fiz isso três ou quatro vezes no processo.”
“E depois de cerca de dois minutos, parei, voltei e ouvi para ter certeza de que estava gravado corretamente, e estava. E eu percebi, ‘espere um minuto. Isto não é um teste. Isto é uma música.’ E bem ali, eu percebi, ‘eu tenho uma música aqui’. E então eu mantive o título, ‘This Is A Test’. E foi assim que foi escrito. Foi escrito literalmente como um teste.”
Ao falar sobre sua passagem no Mr.Big elegeu “Shine” como sua faixa favorita. O grupo realizou a sua turnê de despedida e o vocalista Eric Martin comentou que gostaria de ter Richie Kotzen como atração de abertura, o que não ocorreu.
“Lembro que Eric queria que eu me envolvesse, mas isso nunca deu em nada, e nunca me pediram para me envolver. Alguém em algum lugar ao longo da linha decidiu que isso não era algo que eles queriam fazer. Triste, mas verdade. Eu adoraria ter participado, mas simplesmente não me foi oferecido.”
The Winery Dogs é um trio que conta com nomes de peso. Aém de Kotzen na guitarra, Billy Sheehan e Mike Portnoy assumem o baixo e a bateria, respectivamente. Eles lançaram seu álbum III em 2023, antes de Portnoy retornar ao Dream Theater.
“A banda não vai estar ativa com Mike voltando ao Dream Theater, a realidade disso é, que estou muito feliz por Mike. Acho que é um momento emocionante, e apoio 100% o que ele está fazendo, não que ele precise do meu apoio. Não importa no quadro geral. Não importa nem um pouco”, e ainda disse feliz e desejando-lhe o melhor.
Sobre vir ao Brasil com o novo álbum, não há planos agora, mas ele adoraria trazer suas novas músicas ao país.
LEIA TAMBÉM: As melhores músicas do Mr.Big na fase Kotzen