A Malvada é um grupo formado inteiramente por mulheres que vem ganhando muito destaque dentro da cena do rock, com instrumentistas talentosas e músicas cheias de poder.
Em uma entrevista concedida ao Wikimetal, a vocalista Indira Castillo e a baterista Juliana Salgado compartilharam algumas informações do vindouro álbum da banda, bem como a experiência no Rock In Rio e Best Of Blues, como estão as expectativas para o Matanza Ritual Fest e mais!
Mudanças na formação
Em 2021, a Malvada lançou A Noite Vai Ferver e à época, a banda contava com Angel Sberse nos vocais, Bruna Tsuruda na guitarra, Ma Langer no baixo, além de Salgado. A baterista descreveu a saída da vocalista e da baixista como algo “natural”: “Foram coisas que não surpreenderam ninguém. Dava pra sentir que ia acontecer em algum momento, então a gente meio que tava preparada um pouco pra notícia, porque elas que quiseram sair da banda.”
Atualmente, a banda conta com Salgado e Tsuruda, além de Castillo e Rafaela Reoli no baixo. A substituição e a saída, como Salgado descreve, “não foi dramática”: “a gente não perdeu absolutamente nada, né? Ganhou muito mais ainda, eu acho. E muito mais gás pra banda trilhar o caminho que tem que trilhar.”
Nova gravadora
Além disso, outra mudança do primeiro para esse próximo álbum, é a questão da gravadora. A Noite Vai Ferver foi feito pela Shingami Records, mas agora, a banda assinou contrato com a Frontiers Records. A baterista explicou que, com a gravadora antiga, o contrato era apenas para o primeiro álbum, “nada fixo”: “A gente não tinha a gravadora e agora a gente tem uma gravadora que tá apostando numa carreira, né?”
O feito foi descrito por Salgado como “uma realização”: “Quando aconteceu de assinar o contrato na real, foi uma concretização de todo o trampo que a gente tava tendo, todos esses anos e as meninas entraram para agregar muito mais ainda nisso.”
A Frontiers trabalha com alguns nomes grandes dentro da cena do rock e do metal. Qual banda elas gostariam de fazer um feat? Whitesnake: “Eu ia falar, ‘White’, aí você, ‘Snake’.”
Rock In Rio e Best Of Blues
Ao falar sobre as performances da Malvada no Rock In Rio 2022 e no Best Of Blues 2023, Juliana Salgado confirmou que sim, dá um friozinho na barriga, “Pelo amor de Deus, eu nunca fiquei tão nervosa com um show quanto o Rock In Rio.”
“Tipo, não conseguia pensar em mais nada, só entrar no palco. Não errar. E sair do palco. Tu não consegue… Sabe, é como se fosse um momento que dura 5 minutos na tua cabeça muito rápido, porque tu não está pensando em nada.”
Em comparação, o Best Of Blues foi mais “tranquilo”, pois, apesar de ter um público muito maior assistindo ao show, ele é mais dedicado. “Mas assim, entrou no palco, acabou. No Rock In Rio não. Entrou no palco continuou até o último segundo.”
As músicas
Um dos grandes diferenciais da Malvada, é o fato de que as músicas são todas em português, elas queriam “ser um novo ar pro povo, público do rock” e o fato de as músicas serem em portugês eram para “atingir a grande massa mesmo”, porque “conversa mais com o público comum, né? A massa em comum, não só o nicho do rock, o nicho do rock e, enfim, mas um público todo.”
A nota que a banda compartilhou em seu Instagram a respeito da troca de gravadoras veio também com a informação de que novo trabalho terá músicas em inglês: “Eu acredito que o inglês, a gente acredita que o inglês vá, realmente comunicar com mais, né?”, explicou Indira Castillo, “Então vai ser um trabalho híbrido, vai ser um trabalho inglês e português.”
Novo estilo e álbum
Para Juliana Salgado, “A banda mudou de estilo”. Ao falar sobre o hard rock, ela explica que “Como era uma coisa em comum de nós quatro e tal, a gente não tinha ainda tanta maturidade quanto a gente tem agora.”
Ela fala que o hard rock “não é mais o principal” e que ele agora está “nos detalhes, nas nuances. Não é mais o principal.”
“Agora é uma parada bem mais moderna, um som bem mais atual. Com as influências aí da menina aqui toda do jazz, do blues, não sei do quê, entendeu?” e as letras das músicas foram descritas como “bem diversas”.
Elas não tem uma data cem por cento certa de quando o novo álbum da Malvada chegará ao público, mas singles virão no início do ano e “O álbum todo, deve vir no final do primeiro semestre.”
Matanza Ritual Fest
A Malvada, juntamente com Crypta e Black Pantera, tocarão no Matanza Ritual Fest neste sábado, 09, e as expectativas, como a própria vocalista disse, estão altíssimas: “Acho que por conta, não só do fest em si, né, das bandas que tão envolvidas e de todo o mundo que está participando, que vai fazer isso acontecer, mas o local também, pô, na Audio, então assim é uma boa expectativa por parte da Malvada.”
As meninas prometeram “surpresas”, mas não deram mais spoilers “Se a gente falar isso, vai acabar com a tal surpresa, né? Então é bom… esperar quem for no evento.”