Jimi Hendrix nunca foi uma influência musical, mas o impacto de vê-lo tocar guitarra foi o que me fez querer fazer o mesmo”
Wikimetal: Primeiramente queríamos agradecer por todas as grandes músicas que você vem criando por mais de 30 anos, então em nome de todos os headbangers brasileiros, obrigado por tudo que você tem feito pelo Rock e o Metal e bem vindo ao Wikimetal.
Yngwie Malmsteen: Obrigado.
W: Você já esteve no Brasil algumas vezes, então quais são suas expectativas para os shows futuros, e como é a sua relação com o país?
YM: Eu nunca vou esquecer a primeira vez que eu toquei no Brasil, foi a plateia mais incrível de todas. Toda vez que eu volto é a mesma coisa, os fãs são realmente incríveis.
W: Quando você lançou o primeiro Rising Force, você sabia que acabaria sendo um marco na história do Rock, criando e moldando um novo estilo, e que influenciaria tantos guitarristas por todas as partes do mundo, por tanto tempo?
YM: Simplesmente… Não. Eu apenas fiz o que parecia o certo na época, deixei a energia fluir.
W: Em seu site oficial está escrito “O dia em que Jimi Hendrix morreu, o guitarrista Yngwie nasceu”, a respeito de um especial na TV que você assistiu quando tinha 7 anos, sobre o Hendrix. Ele foi uma de suas influências? Quem mais foi importante durante seu aprendizado e para moldar seu estilo de tocar?
YM: Jimi Hendrix nunca fui uma influência musical, mas o impacto de vê-lo tocar guitarra foi o que me fez querer fazer o mesmo. Todas as minhas influências são compositores barrocos clássicos.
W: Se você tivesse que escolher um, qual seria: Niccolo Paganini ou J.S. Bach? Por que?
YM: Eles são tão diferentes. Niccolo Paganini foi o maior virtuoso, e J.S Bach foi o maior compositor. Eu teria que escolher os dois.
Eu nunca vou esquecer a primeira vez que eu toquei no Brasil, foi a plateia mais incrível de todas. Toda vez que eu volto é a mesma coisa, os fãs são realmente incríveis.”
W: Nós temos uma pergunta clássica em nosso programa, uma que perguntamos a todos os nossos convidados. Imagine que você está ouvindo Heavy Metal em modo aleatório, ou ouvindo uma estação de rock no rádio e de repente uma música começa a tocar que você não consegue se segurar, e começa a headbanguear imediatamente, não importa onde esteja, você não se controla. Que música seria?
YM: Niccolo Paganini Caprici no 5
W: Você já fez tanta coisa legal até hoje, desde músicas para o videogame Rock Band até tocar o hino nacional em jogos de baseball, por aí vai. O que vem a mente como uma das coisas mais legais, ou grandes momentos da sua carreira?
YM: Há tantos momentos incríveis que é difícil escolher um.
W: Como você ouve música atualmente? Você ainda compra CD’s? Vinis? Download? Stream?
YM: Eu compro downloads.
W: Nós tivemos a oportunidade de entrevistas grandes artistas que trabalharam com você, como Derek Sherinian e Rudy Sarzo e todas eles foram 100% claros dizendo que você é uma pessoa muito legal, tranquilo e amável. Poruqe você acha que as pessoas ainda falam de você como alguém com um ego grande?
YM: Se alguém fala coisas negativas de mim, é provavelmente por inveja e nada mais.
W: Você pode escolher uma música que você sente bastante orgulho de ter escrito?
YM: Like an Angel e Prelude to April foram músicas que eu compus para a minha mulher. E há tantas que é realmente difícil de escolher.
W: Você poderia convidar todos os fãs de Rock and Roll no Brasil para o seu show aqui?
YM: SIM! 🙂 Todos tem que ir e se divertir e aproveitar a vida!!! BRASIL, VOCÊS ESTÃO PRONTOS PARA ROCK?!