Peter Katsis, empresário de Morrissey, publicou uma nota de repúdio ao mais recente episódio de The Simpsons após o cantor ser retratado como uma figura hipócrita, racista e xenofóbica.
O episódio Panic on the Streets of Springfield, exibido no último domingo, 18, faz referência à letra da faixa “Panic”. Na história, as versões jovem e madura do personagem Quilloughby, baseado em Morrissey e outros cantores da época, coexistem na mesma linha temporal. O jovem é amigo imaginário de Lisa Simpson, que descobre a música da banda nas plataformas de streaming e decide ir ao show de reunião do grupo.
Dublado por Benedict Cumberbatch, o personagem baseado no vocalista do The Smiths durante a década de 1980 passa por um momento de crise ao encontrar a própria versão atual, representada em plena decadência na animação.
Ao subir no palco para cantar com The Snuffs, Quilloughby come um hambúrguer de carne e diz que desistiu de ser vegano ao descobrir que o estilo de vida foi criado por estrangeiros, esbravejando absurdos xenófobos. “Ah, não! Você virou as costas para o veganismo e você também é um grande racista”, lamenta Lisa.
Em longa nota publicada no Facebook do cantor, o empresário acusa o programa de “usar táticas odiosas, como mostrar o personagem Morrissey com a barriga para fora da camisa (quando ele nunca teve essa aparência em qualquer momento de sua carreira) faz você se perguntar quem é o verdadeiro grupo racista e nocivo aqui”. Katsis também garantiu que Morrissey “ainda é um vegano sério e forte defensor dos direitos dos animais”.
Em entrevista à Rolling Stone, o empresário informou que está analisando opções para tomar atitude legal contra a animação e não sabe da reação do próprio cantor até o momento. “Espero que ele não tenha assistido, sinceramente”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: Sharon Osbourne deixa de apresentar programa na TV após controvérsia sobre racismo; entenda o caso