Eddie Vedder quase impediu que o mundo ouvisse “Better Man”, uma das músicas mais famosas do Pearl Jam.
O Pearl Jam esteve no The Howard Stern Show no início desta semana para divulgar o seu 12º álbum de estúdio, Dark Matter, lançado no dia 19 de abril.
Em um momento do programa, o anfitrião Howard Stern questionou o vocalista, Eddie Vedder, por qual motivo ele não queria que “Better Man” fizesse parte do álbum Vitalogy (1994).
A história que Stern sabia, é que quando o produtor musical Brendan O’Brien disse que a música seria um hit, Vedder quis vetar o lançamento da faixa.
Enquanto a banda dava risada, Eddie confirmou a história e disse que naquele momento o Pearl Jam estava focado em fazer música e tomar decisões que os protegessem dos holofotes excessivos que a fama pode trazer.
“Naquele ponto, tínhamos parado de trabalhar com a MTV…Tiramos um pouco nossa luz brilhante ao ficarmos longe disso. Estávamos tentando controlar nossa situação para uma em que sentíssemos que era sustentável”, conta (via Loudwire).
Na mesma época, a banda cancelou a própria turnê porque a Ticketmaster estava cobrando taxas de serviço abusivas. Fora isso, como Eddie mencionou anteriormente, o Pearl Jam também já havia parado de produzir vídeos para a MTV depois do clipe de “Jeremy” em 1992.
Ao relembrar a situação, Vedder disse que quando O’Brien elogiou “Better Man”, todos os outros membros da banda abaixaram a cabeça, porque já sabiam que isso significava que ele seria contra.
No fim das contas, Brendan O’Brien estava certo. Mesmo não sendo um single comercial, “Better Man” alcançou o topo da parada Billboard Album Rock Tracks e ficou oito semanas no primeiro lugar.
Ouça “Better Man”:
LEIA TAMBÉM: Pearl Jam lança 12º álbum de estúdio ‘Dark Matter’; ouça aqui