O vocalista do Pearl Jam, Eddie Vedder, lançou um cover do clássico de Neil Young, “The Needle and the Damage Done”. A música originalmente gravada em 1972 faz parte do álbum Harvest. Vedder, fã declarado de Young, regravou a faixa em uma coletânea que pretende arrecadar fundos para a The Brigde School. Apesar de ser mais curta que a versão original, a angústia que a letra retrata não deixou de estar presente.

Neil Young escreveu “The Needle and the Damage Done” descrevendo um pouco do que acontecia naquele início dos anos 70 e o abuso de drogas. Young teve vários amigos que morreram de overdose de heroína. Isso inclui o então guitarrista da sua banda, Danny Whitten, que faleceu em abril de 1972, dois meses depois do álbum Harvest ser lançado.

A coletânea beneficente já tem nome e data de lançamento. Heart of Gold: The Songs of Neil Young tem lançamento previsto para o dia 25 de abril. Além da versão de Vedder, outras faixas dos dois volumes previstos já foram divulgadas. Uma delas é a versão reggae de Stephen Marley, filho de Bob Marley para “Old Man”. A outra é do cantor americano Chris Pierce para “Southern Man”. Além deles, artistas como Fiona Apple, The Doobie Brothers e a cantora australiana Courtney Barnett também terão as suas versões neste registro.

Versão de Eddie Vedder é mais curta que a original

Pegi, ex-esposa de Neil Young fundou a The Brigde School em 1986, especializada em educação para crianças com deficiências físicas e dificuldades de fala. Em 1989 um álbum tributo intitulado The Bridge: A Tribute to Neil Young, foi lançado para arrecadar fundos para a escola e contou com versões de The Flaming Lips, Nick Cave, Pixies, Sonic Youth e Dinosaur Jr.

Confira a versão de Eddie Veder e na sequência, a versão original de “The Needle and the Damage Done” de Neil Young, além da tracklist do primeiro volume da coletânea:

Tracklist – Heart Of Gold: The Songs of Neil Young – Volume One 

Brandi Carlile – Philadelphia
Fiona Apple – Heart of Gold
Mumford & Sons – Harvest
Eddie Vedder – The Needle and The Damage Done
Courtney Barnett – Lotta Love
Stephen Marley – Old Man
Sharon Van Etten – Here We Are In The Years
Lumineers – Sugar Mountain
The Doobie Brothers with Allison Russell – Comes A Time
Steve Earle – Long May You Run
Rodney Crowell – Mr. Soul
Anders Osborne – Cowgirl in the Sand
Charlie Greene – Such A Woman
Chris Pierce – Southern Man

LEIA TAMBÉM: Eddie Vedder grava cover para trilha sonora de The Bear

Categorias: Notícias

Jornalista musical desde 2009, colaborou em vários sites e revistas. Tem como paixões a música (especialmente thrash, heavy, hardcore e punk), cinema e esportes olímpicos.