Assim que o Van Halen lançou seu disco de estreia em 1978, a banda foi convidada para abrir a tour do Black Sabbath.
Dali nasceu uma grande amizade entre Tony Iommi e Eddie Van Halen. 16 anos depois, enquanto o Black Sabbath gravava Cross Purposes em 1994, o Van Halen estava na cidade natal do Sabbath em Birmingham na Inglaterra para fazer um show.
Em entrevista à Rolling Stone, Tony Iommi conta que foi visitar Van Halen e disse “Você pode vir no estúdio pra tocar com a gente se quiser” e Eddie, respondeu, “Oh, posso?”
“Eu te pego no hotel e vamos buscar uma guitarra pra você.”
Os dois foram a uma loja de instrumentos em Birmingham e Iommi perguntou para o vendedor “Você pode emprestar uma guitarra pro Eddie?”
Totalmente sem palavras e atônitos o pessoal da loja emprestou uma das guitarras do próprio modelo Van Halen e assim os 2 foram para o estúdio.
Iommi recorda que eles tocaram algumas músicas do Sabbath e umas das favoritas de Eddie era “Into The Void.”
Na sequência, eles continuaram a compôr músicas para o disco e no meio de “Evil Eye”, Iommi pediu que Eddie fizesse um solo.
“E ele fez um solo maravilhoso que quando fomos gravar, eu tentei fazer igual. É claro que eu não consegui” conta rindo, Tony Iommi.
O guitarrista do Sabbath também confirmou que tem a gravação original com o solo de Eddie Van Halen: “Eu não sei aonde está no meio de todas as minhas coisas, mas eu sei que existe. Eu sei que eu tenho em algum lugar, esse diamante.”
Em outro ponto da entrevista, Tony Iommi diz que Van Halen era um homem humilde e uma pessoa realmente boa.
“Ele foi possivelmente uma das maiores influências da geração dele em diante. Ele inventou algo totalmente novo e diferente. Quão difícil é isso, inventar algo novo na guitarra? Acho que ele inspirou muitas pessoas. Existem milhões de pessoas fazendo tapping com as mãos e tocando como o Eddie e tocando os solos dele. Acho que ele deixou uma marca enorme em milhões e milhões de guitarristas.”
Ouça “Evil Eye”:
LEIA TAMBÉM: KZG News faz homenagem emocionante a Eddie Van Halen; assista agora