Duff McKagan revelou em entrevista à Classic Rock que a nova música “This Is The Song” foi escrita durante ataque de pânico. A faixa faz parte do recém-lançado EP solo de mesmo nome, que sucede o álbum Tenderness (2019).
“‘This Is The Song’ foi escrita no meio de um ataque de pânico. Eu não conseguia respirar, não conseguia enxergar direito e felizmente encontrei meu violão como um refúgio. Se eu conseguisse segurar aquele violão, tocar acordes e cantarolar melodias, poderia começar a sair daquele buraco. Para aqueles de vocês que nunca experimentaram algo assim, considerem-se abençoados. Para aqueles de vocês que reconhecem o que estou falando: vocês não estão sozinhos”, disse o baixista do Guns N’ Roses.
Anteriormente, McKagan contou que Slash o ajuda nessas crises: “Slash tem sido meio que uma figura de segurança para mim, em meio a tudo isso. Eu o conheci quando me mudei pela primeira vez para Los Angeles. Eu disse a ele que tenho esses ataques de pânico, ele me ouviu e disse ‘Ok, se voltar a acontecer, lidaremos com isso’. Já passei por muita coisa ao lado dele, e ele sabe que o melhor é falar comigo sobre qualquer coisa que não seja o ataque de pânico. Ele começa a falar coisas, tipo, ‘Aí, no primeiro disco do Led Zeppelin, você já reparou que eles fizeram tal coisa?'” (via Whiplash).
“This Is The Song” é uma parceria com a instituição americana Propeller, que “inspira o ativismo e ajuda a construir movimentos para a mudança da visão coletiva em relação à saúde mental”.
Assista ao videoclipe abaixo:
LEIA TAMBÉM: Duff McKagan fala sobre o dia em que conheceu Slash: “Foi um choque de cultura”