Ícone do site Wikimetal

Everything Dio

Notícias, entrevistas, fotos, textos, sons e tudo que já publicamos sobre um dos maiores vocais de metal

Ronnie James Dio nasceu em 1942 em New Hampshire, e iniciou sua educação musical aos 5 anos. Já durante o colegial, o vocalista formou a sua primeira banda, The Vegas Kings, que mais tarde mudaria o seu nome para Ronnie and the Redcaps e lançaria dois singles. A mesma banda mais tarde se chamaria Ronnie and The Prophets, e em 72, após algumas mudanças na sua formação, lançaria seu primeiro álbum sob o nome de Elf.

Elf gravou três álbuns e se tornou conhecido na cena do rock, abrindo shows para o Deep Purple frequentemente até se separar em 1975. Com o guitarrista Ritchie Blackmore e o baterista Gary Driscoll, Dio formou o Rainbow. Com a banda, Dio lançou três álbuns de estúdio e um ao vivo até sair, em 1977, após desentendimentos com Blackmore.

Com a saída do Rainbow em 1979, Dio foi convidado pelo guitarrista Tony Iommi para entrar no Black Sabbath, que havia acabado de demitir Ozzy Osbourne. Com o Black Sabbath, o vocalista lançou os álbuns Heaven And Hell (1982), Mob Rules (1981) e Live Evil (1982). Conflitos com a banda fizeram com que o vocalista abandonasse o Black Sabbath em 1982, retornando apenas em 92, para lançar o álbum Dehumanizer (1992).

Com o baterista do Black Sabbath, Vinny Appice, Dio formou sua banda solo, Dio, com Vivian Campbell na guitarra e Jimmy Bain no baixo. O álbum de estreia, Holy Diver trouxe hits como “Rainbow in The Dark” e a faixa-título, e foi o mais bem sucedido da banda. Como Dio o vocalista lançou 10 álbuns, sendo o único membro constante da banda.

Em 2006, Dio, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Appice se reuniram sob o nome Heaven And Hell e lançaram o álbum The Devil You Know em 2008. A banda também completou uma turnê mundial com 98 shows.

Além de ter marcado história em diversas bandas, o vocalista também colaborou em diversos projetos paralelos com Roger Glover, Tenacious D, Queensrÿche, entre outros. Ronnie James Dio faleceu no dia 16 de Maio de 2010, vítima de câncer de estômago. Frequentemente citado como um dos melhores vocalistas de heavy metal da história e o responsável por popularizar o maloik, Dio vendeu mais de 47 milhões de álbuns em sua carreira.

Confira tudo que já publicamos sobre Dio aqui.

Sair da versão mobile