Dimebag Darrell foi assassinado no dia 8 de dezembro de 2004 em Columbus, Ohio, durante um show do Damageplan, banda que formou com o irmão e baterista Vinnie Paul após o término do Pantera.
O grupo chegou ao fim em 2003 e segundo novas informações, poucas semanas antes de falecer, Darrell planejava se reunir com os colegas. Em uma entrevista ao podcast Landry.audio, o cinegrafista e amigo próximo do Pantera, Daryl “Bobby Tongs” Arnberger, revelou que o último encontro que teve com Darrell foi em novembro de 2004, quando o músico confessou a intenção de retomar a banda.
“A última vez que o vi foi em novembro de 2004 e eu estava prestes a sair em turnê com o Slipknot ou [Marilyn] Manson, um dos dois. E então eu fui até a casa dele. Estávamos conversando sobre vários assuntos diferentes e então ele disse: ‘Nós vamos sair com essa turnê [do Damageplan] em dezembro e te vejo no Natal. Depois disso, nós teremos coisas novas. E não será isso aqui. Custe o que custar, nós vamos reunir esses caras e vamos fazer isso direito’.”
Arnberger continua: “Ele disse que ia fazer tudo o que ele podia. Ele estava cansado do que o Damageplan estava fazendo naquele momento. Ele queria seguir em frente e voltar com o Pantera”. O grupo apresentou o último show em 2001 e chegou ao fim dois anos depois após discussões entre o vocalista Phillip Anselmo e os irmãos Darrell e Vinnie Paul. Em seguida, a dupla formou o Damageplan.
A namorada de longa data de Darrell, Rita Haney, comentou sobre uma possível reunião em homenagem ao músico durante o evento Ronnie James Dio Stand Up and Shout Cancer Fund 10th Anniversary Memorial Awards na última semana. “Eu não acho que haveria uma reunião do Pantera, mas eu acho que se Rex [Brown, baixista] e Phillip quisessem se reunir para honrar Darrell e Vinnie, eu acho que Darrell ficaria honrado.”
“É um clichê, mas eu realmente acredito que ele ficaria muito grato e feliz por ter significado tanto para eles. E eu acho que se eles querem honrar os falecidos irmãos, seria ótimo. Mas sobre uma reunião do Pantera é um não – isso seria desagradável demais. Mas como um tributo, seria legal.”
Anselmo recentemente revelou uma vontade de criar um tributo ao Pantera com Zakk Wylde e o guitarrista apoiou a ideia. A parte complicada desse plano é ter aprovação da família de Paul, devido a tensão que havia entre ele e Anselmo até o momento da morte do baterista.
Ouça a entrevista completa logo abaixo.