David Ellefson elegeu seu “Big 4” do nu-metal, subgênero do metal que ficou muito popular no final dos anos 90 e começo dos anos 2000 que é o nu-metal, em seu podcast chamado The David Ellefson Show.
O episódio foi ao ar no último domingo dia 30 de Março e também contou com a presença do co-apresentador do podcast e ex-baixista do do Primer 55, Joshua Toomey. Em uma conversa sobre quem foi tão importante para o nu-metal quanto Metallica, Anthrax e Megadeth foram para o thrash, David citou os nomes das principais bandas do gênero.
“Nosso gênero, o Big 4… Acho que o nu-metal é provavelmente o outro que você poderia reivindicar como os pais fundadores. Então, novamente, eu diria: Korn, Limp Bizkit, Linkin Park e Slipknot.” (Transcrição via MetalSucks).
David Ellefson elogia as bandas
Ele também recordou os momentos de quando uma das bandas tocou em turnê com o Megadeth e também do impacto de ouvir os álbuns das bandas.
Sobre o Korn, que abriu um show para a banda em 1995, Ellefson falou sobre a primeira vez de ouvir o primeiro álbum do Korn.
“Lembro-me de pegar aquele CD e dizer, ‘OK, isso soa muito estranho.’ E lembro que foi uma transição estranha, porque nem lembro quais eram os outros CDs, mas nenhum deles era de um gênero que escolheriamos para fazer turnê conosco, por assim dizer. Não era como, ‘Ah sim, essa é uma ótima banda de rock.’ Eles eram todos meio que um novo sabor.”
Da mesma forma, falou sobre o Linkin Park de antes e agora com a nova vocalista, Emily Armstrong. “Linkin Park era uma banda que eu entendia por que as pessoas gostavam deles, mas não era minha praia. Eu os amo agora, com a nova vocalista, acho super legal. Estou ansioso para vê-los.”
E obviamente, não deixou de falar sobre o Slipknot, que simpatizou desde o início pois acha mais próximo do death metal do que às outras bandas.
“E, claro, Slipknot, quando eles surgiram, eles estavam bem rugindo desde o início. Sabe, realmente os líderes do movimento das bandas mascaradas. E eu sei que havia outras bandas mascaradas por aí — Mushroomhead — mas Slipknot certamente acertou nisso.”
Dave Mustaine não concorda com David Ellefson
Em uma entrevista recente, o líder do Megadeth mostrou seu desdém com o gênero de nu-metal. Em uma entrevista recente ao LifeMinute, disse: “Houve um período por volta de 2000 em que surgiram bandas chamadas — acho que era ‘nu metal’ — e elas não faziam solos. Por que não faziam solos? Porque não sabiam. E graças a Deus esse gênero desapareceu. As pessoas começaram a aprender a fazer solos. Eu diria que, se você estivesse em uma banda de ‘nu metal’, provavelmente teria dificuldade até para tocar “Johnny B. Goode” (clássico do rock de 1958, de Chuck Berry). Então, estou feliz que isso acabou.”
E em uma entrevista à rádio WSOU 89.5 FM em 2022, Dave comentou que ele e sua banda costumavam tirar sarros do estilo, das quais foram “obrigados” a fazer turnês na década de 1990. “Não dá para descrever o quanto a gente ria das bandas que éramos forçados a levar conosco nas turnês, especialmente durante aquela fase do nu metal que vivemos anos atrás,” disse ele na época. “Sabe, todas aquelas bandas que não tocavam solos e coisas do tipo.”
LEIA TAMBÉM: Quem é Emily Armstrong, nova vocalista do Linkin Park?