David Crosby, Stephen Stills e Graham Nash se juntam a Neil Young para pedir que suas músicas fossem removidas do Spotify.
Os pedidos vêm uma semana depois que o catálogo de Neil Young foi removido da plataforma, após as reclamações de Young sobre desinformação no podcast de Joe Rogan.
Em uma declaração por escrito, os três músicos dizem:
“David Crosby, Graham Nash e Stephen Stills solicitaram que suas gravadoras removessem suas gravações coletivas do Spotify.
“Em solidariedade com seu colega de banda, Neil Young, e em apoio a acabar com desinformação prejudicial sobre o Covid-19, eles decidiram remover seus registros da plataforma de streaming, incluindo as gravações de CSNY, CSN e CN, bem como o solo de Crosby e Stills. projetos. Nash já começou o processo para tirar suas gravações solo.”
A declaração continua: “Apoiamos Neil e concordamos com ele que há desinformação perigosa sendo veiculada no podcast Joe Rogan do Spotify. Embora sempre valorizarmos pontos de vista alternativos, espalhar desinformação conscientemente durante essa pandemia global tem consequências mortais.
“Até que uma ação real seja tomada para mostrar que a preocupação com a humanidade deve ser equilibrada com o comércio, não queremos que nossa música – ou a música que fizemos juntos – esteja na mesma plataforma”.
Outros músicos que deixaram o Spotify incluem Joni Mitchell, que reclamou que a empresa estava “espalhando mentiras que estão custando a vida das pessoas”, assim como Crazy Horse e Nils Lofgren.
Enquanto isso, a estrela do R&B India Arie tem uma reclamação diferente. “Neil Young abriu uma porta pela qual devo atravessar… Acho Joe Rogan problemático por outros motivos além de suas entrevistas sobre o COVID. Para mim, também é sobre sua linguagem em torno da raça”, diz.
Joe Rogan reagiu à controvérsia prometendo trazer mais equilíbrio e melhores pesquisas ao seu podcast. Em uma postagem no Instagram, ele disse: “Se eu te irritei, me desculpe”, antes de prometer que “se esforçaria mais para conseguir pessoas com opiniões diferentes logo depois” e “faria o meu melhor para garantir que eu pesquisei esses tópicos, os controversos em particular, e tenho todos os fatos pertinentes em mãos antes de discuti-los.”
O fundador do Spotify, Daniel Ek, disse que a empresa “se comprome em aprender, crescer e evoluir”, e vai tornar pública as suas Regras da Plataforma, além de adicionar um aviso de conteúdo a qualquer episódio de podcast que inclua discussão sobre o Covid-19.