Cradle of Filth está prestes a lançar seu tão esperado 15º álbum de estúdio, previsto para abril de 2025.
Em recente entrevista à Metal Hammer, Dani Filth, vocalista, revelou o título do álbum que irá suceder Existence Is Futile (2021): The Screaming of the Valkyries.
Considerada uma das bandas mais influentes do metal gótico e extremo, Cradle of Filth foi formada em 1991. A banda foi destaque ao longo das décadas por suas músicas sombrias, atmosferas teatrais e letras que abordam temas como mitologia, literatura gótica e ocultismo.
O cantor descreveu o novo trabalho como uma fusão de todos os elementos que a banda já explorou, em referência aos álbuns anteriores. Com destaque, Midian e Dusk… and Her Embrace, especialmente na atmosfera e nos temas (via Blabbermouth).
A produção do álbum ficou a encargo de Scott Atkins. A escolha promete realçar a complexidade da sonoridade da banda ao misturar elementos góticos ao heavy metal extremo.
Em declaração, o vocalista afirma que o próximo álbum será diferente dos anteriores. Ainda, afirma que embora a banda tenha experimentado álbuns conceituais no passado, neste optaram por um álbum sem uma narrativa central.
Com nove faixas, sem participações especiais, intros ou outros elementos extras, a banda optou por manter uma estrutura de álbum coesa e sem apelos externos. A escolha refletiu na grande duração das músicas.
O novo álbum e a colaboração com Ed Sheeran
Dentre os tópicos mais comentados sobre o novo álbum, dentre eles se destaca a inusitada colaboração entre o astro pop Ed Sheeran com a banda.
Dani revela que a faixa gravada com o cantor pop não será incluída neste álbum. Embora a música tenha sido gravada e mixada, a banda optou por não ofuscar o lançamento de The Screaming of the Valkyries.
Quanto à colaboração com Sheeran, Dani Filth afirma que a canção está pronta, mas que a forma de lançamento ainda não foi decidida.
Segundo o vocalista, um pequeno número de pessoas ouviu a faixa, e até mesmo sua mãe ainda não teve a chance de escutá-la. “Está fantástica”, declarou o cantor.
O que esperar do próximo álbum
O processo de gravação foi longo. Começando em maio de 2024, a banda dividiu seu tempo entre turnês e gravações, além de outros projetos pessoais.
Ainda em 2025, a banda se prepara para o seu lançamento com o apoio de mais singles e videoclipes, além da aguardada colaboração com Ed Sheeran.
Sobre o estilo musical do próximo álbum, Dani Filth comentou que é difícil falar sobre ele sem fazer justiça à riqueza do material. Para ele, há uma combinação de elementos de álbuns antigos da banda com influências mais modernas. O resultado foi um som que é “cativante, rápido, lento, romântico, pesado e teatral” (via Arrow Lords of Metal).
Em declaração feita anteriormente, o vocalista, questionado sobre o estilo musical do novo álbum, afirma: “É um avanço em relação ao último. Mesmo produtor e valores de produção, mas abordamos de forma diferente, então soa bem diferente. Já em termos vocais, é agressivo e cativante”.
Otimista, o cantor diz que o último álbum foi bem recebido e que o próximo também será.
A banda também liberou recentemente o single “Malignant Perfection” em outubro de 2024, acompanhado de um videoclipe dirigido por Vicente Cordero.
Com The Screaming of the Valkyries, Cradle of Filth promete entregar mais um capítulo épico em sua carreira.
LEIA TAMBÉM: Dani Filth posta fotos com a família em Paraty, no Rio de Janeiro