Mulheres na liderança de bandas de rock e metal ainda são minoria na cena, apesar de tantas representantes talentosas e a forte presença feminina nas plateias dos shows. Em um cenário ainda machista, artistas como Cristina Scabbia, vocalista do Lacuna Coil, são grande inspiração para jovens garotas interessadas em seguir carreira nessa indústria. 

Em entrevista ao Wikimetal, em 2012, a cantora foi questionada sobre o conselho que daria a “uma menina de quinze ou catorze anos que está pensando em formar uma banda” e orientou as novas gerações de forma realista.

“Em primeiro lugar, elas devem ser honestas consigo mesmas e tocar a música que elas verdadeiramente gostam, porque se você tentar de promover em um cenário musical com o qual você não está confortável, você vai fracassar”, disse. “Então você tem que cantar com o seu coração, com paixão, e tem que ser sincera em relação ao que você está cantando, e estar completamente convencida do que você está fazendo. Mais do que tudo, você tem que perceber que é um trabalho muito difícil que nem todos encaram, então não foque apenas na parte glamourosa, porque essa carreira envolve muito trabalho e sacrifício, então esteja preparada para isso também”. 

LEIA TAMBÉM: Cristina Scabbia, do Lacuna Coil, sobre fãs latinos: “Se preferem um gênero musical, todo resto é lixo”

Apesar do conselho ter sido em resposta ao recorte feminino, certamente serve para qualquer pessoa interessada em transformar a paixão pela música em profissão nos palcos. “Muitas pessoas acreditam que o objetivo a ser alcançado é ter um contrato com uma gravadora, mas isso é só o começo, porque uma vez que você consegue isso, é aí que o trabalho difícil começa”, continuou. 

Entre os sacrifícios necessários para seguir com a carreira, Scabbia citou o tempo longe de amigos e familiares para cumprir turnês longas e “ter que se apresentar todas as noites, mesmo estando cansado, doente ou com dor nas costas”, por exemplo. 

LEIA TAMBÉM: Alissa White-Gluz fala sobre a diferença do machismo no Heavy Metal e na música pop

Categorias: Notícias