Na última segunda-feira, 22, os Estados Unidos foram abalados com a notícia de mais um dos recorrentes tiroteios em massa no país. A tragédia culminou na morte de 10 pessoas na cidade de Boulder, no Colorado, e sucedeu um outro episódio que aconteceu menos de uma semana antes em Atlanta, capital da Georgia. O ocorrido deixou 8 mortos; entre eles, 6 eram mulheres de descendência asiática.
Por conta da frequência em que ocorrem esses tipos de tiroteios nos Estados Unidos, a população americana, algumas figuras de autoridade e artistas se mobilizam há anos clamando por um maior controle do fluxo de armamento no país. Recentemente, alguns nomes da música (incluindo portadores de arma) compartilharam suas opiniões sobre uma política mais rigorosa.
Na terça-feira, 23, Dee Snider, do Twisted Sister, respondeu a um tweet da representante da Câmara dos EUA, Lauren Boebert, conhecida por seu discurso pró-armamento. A representante fez um comentário jocoso a respeito das pessoas que pedem por um maior controle de armas dentro do país, mencionando o tipo de fuzil AR-15, de fácil acesso aos cidadãos americanos. Snider rebateu: “Tenho orgulho de ser portador de arma, defendo a Segunda Emenda e ACREDITO EM CONTROLE DE ARMAS INTELIGENTE!!! Se você precisa de uma AR-15 para autodefesa… Você é um atirador terrível”.
A Segunda Emenda mencionada por Snider se trata de uma emenda constitucional estadunidense que garante à população dos Estados Unidos o direito de portar armas em nome da legítima defesa. Citando o tweet de Snider, Sebastian Bach pareceu concordar com o posicionamento do músico, escrevendo, “As pessoas que acreditam que o ano é 1776 e a Segunda Emenda se aplica literalmente em 2021 sequer entendem a diferença entre um mosquete e uma AR-15”. Bach também demonstrou solidariedade às vítimas dos atentados e mostrou sua indignação, questionando, “Por que nós somos o único país do planeta que permite que isso aconteça?”.
Outro nome que comentou o assunto foi Noodles. O guitarrista do Offspring fez um tweet criticando a cultura de armamento fazendo um trocadilho com a cultura do cancelamento. O tweet foi recebido com sarcasmo por um internauta, ao que Noodles respondeu, “Você vai assumir o controle da polícia e do exército com a sua AR-15? Boa sorte com isso”.
Já o vocalista Phil Labonte, da All That Remains, demonstrou ser pró-armamentista e contra as políticas de controle ao acesso de armas. Em uma série de tweets, o músico estabeleceu seu ponto de vista justificando que “quaisquer leis armamentistas são um infringimento” e que “nenhuma arma militar deveria ser proibida à posse privada”.
LEIA TAMBÉM: Dee Snider afirma que Rock & Roll Hall Of Fame é “elitista” e “arrogante”; saiba mais